Você já parou para pensar no quanto de lixo descartável é gerado diariamente? O descartável está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ele já se tornou essencial em diversas situações, em especial em comércios que atendem o consumo de alimentos prontos como: bebidas, marmitas e fast-foods entregues por delivery.
O uso desenfreado dos descartáveis
Segundo a Copobras empresa nacional de embalagens descartáveis para alimentos, o uso de embalagens para delivery cresceu 30% durante a pandemia, pela segurança que o produto oferecia contra contaminações, lembrando que 100% dos produtos da empresa são recicláveis, e a linha biodegradável representa menos que 1% das vendas totais.
Ou seja, o descarte desses materiais continua tendo um impacto enorme no meio ambiente, mesmo vivendo uma época em que reciclar já faz parte da nossa rotina, e com toda informação disponível sobre o assunto, muitos comércios ainda utilizam descartáveis não biodegradáveis.
São dezenas de garrafas, latas, copos plásticos, canudos, embalagens de alimentos, sacos — refletindo o consumo sem questionarmos a procedência, e muito menos o destino depois do descarte.
Não basta reduzir e reutilizar, reeducar é preciso!
Para ajudar na redução do uso de descartáveis, algumas empresas já aderiram ao uso de outros materiais. Vasilhames retornáveis, por exemplo, podem ser utilizados até 15 vezes ao invés de itens que precisem ser descartados após o uso.
Um belo exemplo em reduzir e reutilizar é da rede americana Blue Bottle Coffee que substituiu o plástico de seus canudos e copos para papel de cana-de-açúcar, e percebendo que isso não era suficiente, eliminou definitivamente seus copos descartáveis educando seus clientes para que trouxessem seus próprios copos, para saborear as bebidas no local.
Quer um exemplo brasileiro de preservação da biodiversidade, para se inspirar?
Vamos falar da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev, que direciona todo o faturamento da cerveja Colorado Amazônica, em que o preço da cerveja é determinado conforme variação da taxa de desmatamento semanal na Amazônia, e revertida para 14 associações de comunidades ribeirinhas e indígenas na região do Xingu da Rede de Cantinas da Terra do Meio.
Com isso, a maior companhia cervejeira da América Latina assume sem medo o seu posicionamento socioambiental, educando e chamando seus consumidores para atuarem juntos na proteção da biodiversidade brasileira.
Você também pode proteger a biodiversidade e reduzir descartáveis
Falando nisso, que tal juntar-se a esse movimento preocupado em preservar o meio ambiente, e ajudar o comércio a se tornar mais sustentável? Você pode começar reduzindo o descarte de materiais, e até mesmo, ao pedir a sua quentinha, ou seu fastfood preferido, evitar copos e talheres de plásticos, use os seus!
Observar essas iniciativas é fundamental para empresas e consumidores que desejam fazer a diferença no meio ambiente. Além disso, reforça a ideia de que a economia sustentável é inevitável para manter um futuro saudável do nosso planeta. Reduzindo o uso descartáveis, nós podemos tornar nossos dias mais ecológicos e conscientes, fazendo a diferença para maior saúde do meio ambiente.
Gostou da matéria? Compartilhe e continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades no ramo da alimentação, gestão e como impulsionar seu negócio!
Referências
Você sabe aonde vai parar a embalagem descartável do seu fast food?