Bar e restaurante: 12 dicas para faturar na Copa
Os jogos já começaram e neste momento as pessoas são movidas pelo espírito esportivo e pela vontade de comemorar com os amigos e familiares. Com isso, os bares e restaurantes se tornam point de confraternização e diversão para todo tipo de público e gosto.
Segundo a pesquisa realizada pela “Gente” do Grupo Globo, nove de cada dez brasileiros pretendem assistir aos jogos este ano. Toda essa movimentação do mercado nacional em época de Copa pode aumentar de forma exponencial o faturamento dos estabelecimentos que transmitem os jogos, além de aumentar a visibilidade e a conquista de novos clientes.
Para ajudar a atrair e manter esse público, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a decolar nessa jornada.
Esteja preparado para atender
Conhece aquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Quando se trata da experiência do cliente, ela deve ser levada em total consideração, afinal, se o cliente não tiver uma experiência que o faça querer retornar, com tantas outras opções disponíveis, ele provavelmente vai priorizar conhecer novos lugares. Então, com base em uma boa gestão, é essencial que você ofereça o melhor, para que seus clientes se sintam atraídos e escolham seu estabelecimento não apenas na primeira vez, mas em vários outros momentos. Aqui vão as primeiras dicas:
1. Analise o tamanho do seu estabelecimento e a capacidade de atendimento disponível e se for necessário redimensione sua equipe, desta maneira você evita superlotação, fila de espera ou que seus funcionários sejam sobrecarregados por pedidos que não poderão ser atendidos;
2. Treine seus funcionários para garantir que eles conheçam o estabelecimento e os produtos ofertados no cardápio, de forma que estejam aptos a tirar dúvidas, oferecer boas sugestões e garantir maior satisfação no atendimento;
3. Confira seu estoque para garantir que não vá faltar nenhum item do cardápio. Desta maneira, nenhum cliente sairá frustrado;
4. Estima-se que, por influência da Copa, haja um aumento no consumo de bebidas alcoólicas no Brasil, em especial a cerveja, que deve ter um aumento de 8%. Essa é uma boa oportunidade de aumentar o faturamento do seu estabelecimento, então além de garantir o estoque completo, é importante que você mantenha todas as bebidas sempre frescas e geladas.
Use suas redes sociais para atrair o público
A criatividade deve começar no momento da divulgação do seu estabelecimento, desenvolvendo estratégias de marketing. Mesmo que seu estabelecimento seja de médio ou pequeno porte, é imprescindível utilizar corretamente as redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp, pois são boas ferramentas para divulgação rápida.
1. No período de jogos, deixe seu perfil temático;
2. Crie um calendário de jogos com as atrações de cada data;
3. Crie artes atrativas e condizentes com os times que vão jogar no dia (afinal, o ideal é que você chame seu público não apenas para os jogos do Brasil, assim você atrai mais pessoas e em consequência aumenta o seu ticket de vendas);
4. E para melhorar ainda mais a sua estratégia, uma boa dica é criar promoções, como: combos de comida e bebida, sorteios, oferecer brindes, entre outros. Com isso, você consegue aumentar o engajamento da sua conta dando maior visibilidade ao estabelecimento e ainda atrai mais a atenção e o desejo dos clientes.
Ofereça um ambiente atrativo e confortável
É importante que você se atente a qual é a proposta do seu estabelecimento, por exemplo: se é um bar que oferece bebidas e petiscos, tudo bem algumas pessoas ficarem em pé, desde que tenham um apoio para o consumo. Já se você tem um restaurante que serve comidas em pratos, é importante que você garanta que todos seus clientes possam estar sentados e confortáveis.
1. Garanta uma boa imagem para que a partida fique nítida, com boa conexão e visível por todos os clientes no local, já que nesse momento a atração principal é a tela que vai transmitir o jogo;
2. Disponibilize assentos suficientes para que as pessoas vejam o jogo e possam consumir enquanto estiverem no local. Quando as pessoas estão confortáveis elas acabam consumindo mais, além de aumentar a chance delas permanecerem no local após o final dos jogos, dando mais margem para lucratividade;
3. Ofereça um cardápio específico para os jogos. Você pode oferecer comidas temáticas para a principal seleção que jogar no dia, desta maneira você torna o cardápio mais atrativo e dinâmico. Os cardápios podem ser feitos de forma digital por QR Code, assim estarão sempre atualizados e isso ainda vai diminuir o custo das impressões de material;
4. Capriche na decoração, pois essa é uma das partes mais divertidas dessas datas. Um ambiente bem decorado anima o público e também se torna mais atrativo para que as pessoas tirem fotos, postem e marquem o estabelecimento, e isso também é uma estratégia para conquistar mais interesse de novos clientes. Você pode decorar o local com balões, bandeirinhas, arranjos de mesa, luzes coloridas, entre várias outras possibilidades. Aqui, você pode explorar o conceito da sua marca e ainda entrar no tema de forma única e exclusiva, aproveite para explorar a criatividade.
O conjunto de estratégias vai te ajudar a ter sucesso
Todas essas etapas parecem e são bem simples, tudo o que você precisa é de organização e planejamento. Se você focar em ter qualidade no produto, serviço e na experiência do seu cliente, a chance de sucesso é enorme e isso vai fazer com que os clientes indiquem seu estabelecimento e voltem outras vezes, não apenas para a Copa, mas tornando o local como uma opção para momentos de lazer no geral.
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