Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil


Uma boa festa vem acompanhada de uma boa comida! Isso é fato. E aqui no Brasil, temos uma categoria mais amada e pedida nesses momentos: os salgados. Sempre que vamos preparar alguma ocasião, nos deparamos com o número do delivery do cento de salgado para acompanhar.

Seja em festas infantis ou em happy hour com a empresa. Ter o salgado como parte da festa é essencial e uma paixão do brasileiro. Por isso, se você trabalha com food service ou possui um estabelecimento que trabalha com o setor alimentar é importante ficar atento nesses quitutes e sua importância nas vendas. Ainda mais que os consumidores estão cada vez mais atentos na hora de lanchar ou escolher onde comprar aquele salgado saboroso e de qualidade. 

Pensando em investir nesse ramo ou mesmo preparar uma festa para seus colaboradores? Vamos te mostrar aqui os 10 salgados mais amados para festas dos brasileiros e porquê você deveria começar a vendê-los imediatamente. 

1. Coxinha

Fala sério, quem não ama uma coxinha de frango com requeijão ou catupiry? Esse alimento é um dos mais amados pelos brasileiros e é um pedido obrigatório em toda festa. O produto é famoso em lanchonetes, mas também pode ser vendido a quilo para festas maiores. 

O produto tem uma origem meio diferente de outros salgados e ninguém sabe muito bem de onde veio a coxinha. Desde as histórias da França ao interior de São Paulo, te contamos aqui um pouco da história desse salgado tão amado. 

Barata e fácil de ser feita, ela é uma opção muito procurada pelos consumidores. E se você for criativo, ainda pode aproveitar da versatilidade da receita para fazer algumas mais gourmetizadas e outros públicos.

salgados-mais-amados-coxinha

2. Pão de queijo

O pão de queijo é um alimento tradicional do Brasil. Seja para tomar no café da manhã, lanche da tarde ou mesmo de noite. Sempre é hora de comer um pão de queijo. Toda e qualquer lanchonete ou restaurante precisa vender essa iguaria no Brasil. 

De origem mineira, ele agrada o paladar de norte ao sul do país e faz sucesso nas festas. Outra coisa que deixa o produto ainda mais atrativo é sua versatilidade. Ele combina com diferentes recheios e pode ser vendido em diferentes linhas, do mais tradicional ao mais gourmet. E claro, qualquer empresa sempre tem aquele saco de pão de queijo do lado da garrafa de café para seus colaboradores. 

É uma opção desejada e que vende muito. Só no estado de São Paulo, uma pesquisa da ECD, empresa especializada em food service, mostrou que foram consumidos mais de 10 mil toneladas do produto.

3. Bolinha de queijo

A bolinha de queijo é uma parente próxima da coxinha. De tamanho menor e mais arredondado é o salgado que mais faz sucesso nas festas infantis. Além de ser um dos mais saborosos. Ela é uma atração diferenciada para quem vive com dieta vegetariana, já que não leva carne em sua produção. Mas ainda, é possível encontrar a versão com presunto, que traz um sabor a mais para o quitute.

4. Kibe

De origem árabe, esse salgado conquistou os brasileiros e os mais diversos paladares e se tornou um dos mais amados para festas. É considerado prato típico do Líbano e da Síria e foi criado para suprir as necessidades das famílias mais pobres. A carne misturada com o trigo rendia mais e era mais barato de ser produzido.

Com sua aparência única, ele é feito de carne moída, trigo e temperos do Oriente Médio que deixam o sabor diferenciado e incomparável. Ele ainda pode conter carne moída, cream cheese e outros ingredientes que te dão água na boca. Todo cento de salgado vendido no país tem quibe, basicamente, e é o maior sucesso nas festas.

5. Croquete

O croquete também não pode faltar nas festas. É um dos salgados fritos mais famosos, crocante por fora e macio por dentro, o que agrada todos os paladares. Bem nutritivo, o salgado pode ser recheado com diversos sabores como muçarela ou mesmo carne moída/desfiada com um tempero especial.

De origem holandesa, esse salgado chegou ao Brasil pelos europeus e diz algumas lendas que é um "parente" não tão distante da coxinha, já que ambos seguem a mesma lógica de preparação.

6. Enroladinho de salsicha

O enroladinho de salsicha é uma dádiva da culinária brasileira e um dos grandes sucessos principalmente nas cantinas de escolas. Ele substitui o cachorro-quente, não leva fritura e, assim, algumas mães até preferem servi-lo em festas infantis, já que é saudável e nutritivo.

salgados-mais-amados-enroladinho-de-salsicha

7. Pastel

O pastel é outra iguaria considerada tesouro brasileiro. Geralmente, vemos até as feiras de ruas consumi-lo com um caldo de cana. Mas a versão para festas é muito pedida nos centos de salgados e se torna um dos mais amados. Um bom pastel de carne, queijo ou outro sabor não pode faltar na festa. 

A diferença é que o pastel para ficar mais saboroso precisa ser frito na hora e não dá para ser armazenado em isopor como outros salgados. Mas claro, você também pode pedir ele com o delivery de salgados. Para as empresas que trabalham com vendas de pastel, ele é um produto barato e rápido de ser vendido. O que gera lucro, quando a receita é bem feita e saborosa.

8. Empadinha

Outro salgado assado que aparece em nossa lista é a empadinha. Com sua massa que parece uma torta, ela é muito famosa em festas, sejam infantis ou em confraternizações. A empadinha agrega no cardápio com sabores que vão do frango ao palmito, agradando gostos diferentes ou mesmo dietas vegetarianas. Ela ainda é um dos salgados ideais para quem tem restrições alimentares, como intolerância à lactose.

9. Risoles

Com sabores de presunto ou queijo, não é uma festa se não tiver risoles. Esse salgado frito é clássico desde a década de 90. Saboroso e que dá água na boca, esse com certeza é um daqueles que acabam primeiro na festa devido à alta procura do pessoal.

Geralmente, pensam que o risoles é um produto que veio da Europa. No entanto, ele é chinês! Acredita-se que em uma viagem ao Oriente, os portugueses tenham se apropriado da receita bem antigamente. Após um tempo, ele veio para o Brasil na qual foi se adaptando a outros temperos e recheios.

salgados-mais-amados-risoles

10. Esfiha

Outro salgado de origem árabe, a esfiha é outro salgado assado sempre muito pedido em festas. Ela pode ser recheada de carne, frango, mesmo catupiry ou escarola. O recheio fica por conta do sabor de cada um. 

A esfiha fechada é a mais consumida nos países de origem árabe. Porém, durante as cruzadas, os italianos adaptaram a receita substituindo a carne pelo queijo e deixando ele aberto. Dizem que essa é uma das origens mais certas para a criação da pizza!

Por que aumentar a oferta de salgados em sua empresa

A lista mostra aqui apenas alguns exemplos dos salgados mais amados para festas. Claro, existem muitos outros mais, que se tornaram uma lista enorme. No entanto, se você é dono de alguma lanchonete, café ou estabelecimento que trabalha com comida, a oferta de salgados é um diferencial competitivo.

Muitos brasileiros amam esses quitutes e delícias rápidos de serem feitos e saborosos. Você já viu alguém triste comendo coxinha, por exemplo? Assim, oferecer esses salgados, com diversas oportunidades de sabores é uma ótima ideia para alavancar seu negócio. E claro, quem sabe você consegue já se tornar o próximo fornecedor de salgados para as festas dos brasileiros.

Onde conseguir um fornecedor de salgados de confiança:

A Maria Maria Soluções em Food Service está no mercado há mais de 20 anos e conta com um cardápio extenso de salgados pré-prontos ou congelados para sua empresa. De fácil preparação e armazenamento, você consegue oferecer produtos saborosos e de qualidade para seus clientes. Além dos salgados tradicionais como coxinhas, você ainda pode encontrar doces e outros quitutes incríveis. Saiba mais!


Mais Vistos

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba Mais

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba Mais

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba Mais

Notícias mais vistas

Case

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba mais

Case

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba mais

Case

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba mais