História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo


Fica, vai ter bolo! 

Esse meme muito famoso na internet tem uma razão: essa sobremesa conquistou o mundo. E a história do bolo é bem antiga. Você sabia que ela é datada do Egito Antigo?

De lá para cá, muita coisa mudou. Novas tecnologias foram inventadas, a sociedade mudou. Mas a paixão pelo bolo continua a mesma. Seja no café da manhã, de tarde com um cafézinho e principalmente em festas de aniversário ou casamento. O bolo é uma atração principal obrigatória em cada ocasião. 

Os últimos dados da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) mostram que o consumo de bolos no Brasil foi de cerca de 37 mil toneladas, além de faturar quase R$1 bilhão. O bolo é o quarto produto mais consumido nas confeitarias e padarias perdendo apenas para os pães.

Os dados representam a realidade de um mercado que cresce e que sua empresa tem tudo para sair ganhando. Mas antes de falarmos mais de vendas, você sabe bem como surgiu essa sobremesa?

A história do bolo começa no Egito Antigo

Para entender a história do bolo, precisamos voltar ao Egito Antigo. Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

Já os gregos utilizavam essa receita dos egípcios e preparavam em um produto com mel coberto de velas acesas que representavam a lua cheia. Esse era oferecido à deusa da fertilidade, caça e maternidade, Artemis. 

A diferença entre o pão e o bolo surgiu especialmente em Roma, durante o renascentismo. 

bolo-de-chocolate

Bolos em festas comemorativas

A história do bolo em festas e eventos comemorativos também começa em Roma. Devido à dificuldade de encontrar as especiarias, apenas as famílias mais ricas tinham acesso aos bolos. Esses começaram a ser feitos com ingredientes mais especializados e decorados. Porém, os bolos não eram consumidos e, sim, oferecidos aos deuses.

No século XVI, os europeus começaram a inserir os bolos em casamentos da nobreza. E o primeiro bolo com andares que se tem registro do casamento entre Catarina Médice II com Henrique II da França. Já na Alemanha de 1568, o casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena da França teve um bolo com mais de três metros. 

Os bolos foram ficando cada vez maiores e mais bem feitos. No Reino Unido, a Rainha Vitória I foi uma das pioneiras em introduzir os bolos em suas festas. Estes possuíam cerca de 200 kg e ainda mediam mais de dois metros de altura.

E as velas em cima do bolo?

bolo-de-aniversario-com-velas

Bom, como falamos ali em cima, esse hábito começou com os gregos para representar a lua cheia. Mas, além disso, depois de um tempo, as velas começaram a representar um agradecimento aos deuses. Isso porque acreditava- se que a fumaça conseguia proteger o aniversariante no ano que vinha em sua frente.

Com o avanço da modernidade, o objetivo mudou. Agora, o aniversariante, ao apagar todas as velinhas, deve fazer um pedido que se realiza caso seja mantido em segredo. Essa é uma evolução de outra teoria, que diz que a fumaça leva os desejos dos fiéis aos céus, para que então sejam atendidos.

A comemoração do aniversário

A história do bolo é muito parecida com a da coxinha, que já contamos aqui. Existem muitas teorias e não se sabe ao certo como isso surgiu na sociedade. A mesma coisa com a festa de aniversário!

Além do que se sabe sobre a história do bolo presente em homenagem à deusa Artemis, há também outra teoria que diz que o surgimento foi na Alemanha. Lá, se costumava preparar uma massa de pão em formato de Jesus no Natal, que celebrava a data cristã. Essa receita era, então, usada para comemorar o aniversário de crianças.

A comemoração do aniversário e a introdução do bolo ainda é um costume muito ocidental. Em outros povos, como no Vietnã, os aniversários são comemorados coletivamente no ano-novo vietnamita. 

Os romanos celebravam o dia do nascimento já na antiguidade. Outra tese que reforça essa ideia, é que os próprios romanos foram os que deram início à tradição de túmulos que registram os anos, meses e dias que a pessoa sobreviveu. Assim, com a evolução da receita do bolo do Egito e da Grécia, começaram a usar a sobremesa como algo presente nessas ocasiões.

Os melhores bolos para você

Agora que você já sabe a história do bolo, está na hora de saber qual o melhor fornecedor para suas necessidades. Por isso, se você tem um restaurante, confeitaria ou padaria e quer ter um cardápio extenso de bolos para seu negócio, confira o que a Maria Maria Soluções em Food Service tem para oferecer. 

Possuímos uma extensão de diversos sabores de bolos para abastecer seu negócio com qualidade e sabor. Ainda mais no Brasil, onde o bolo faz tanta parte da nossa vida. Além disso, você ainda pode contar com outros doces incríveis e salgados pré-prontos e congelados de fácil produção e muito nutritivos. Saiba mais!


Mais Vistos

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba Mais

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba Mais

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba Mais

Notícias mais vistas

Case

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba mais

Case

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba mais

Case

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba mais