Biografia para Instagram de restaurante: Saiba como fazer!


Segundo informações do portal Statista, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil, perdendo apenas para o Youtube e o Facebook. Um relatório produzido pela Hootsuite e a We Are Social afirma que 110 milhões de usuários estão presentes no Brasil. Desta maneira, fica nítida a importância de explorar essa ferramenta que, além de eficiente, é gratuita. 

O Instagram é uma plataforma com muitos recursos e ferramentas que, se bem explorados, têm grande potencial para conquistar novos clientes. A eficiência da plataforma começa na criação do perfil com um branding e uma biografia clara e criativa. A partir dessa mudança, você já pode começar a chamar a atenção do seu cliente logo de primeira visita. 

No conteúdo de hoje vamos te ensinar qual a finalidade da Bio e como utilizá-la da melhor maneira. 

Você sabe o que é a Biografia do Instagram? 

Conhecida também como “Bio”, é o espaço onde você pode colocar um resumo do que a sua empresa oferece e como ela funciona. Veja o exemplo abaixo:

print da Bio do Instagram da Maria Maria Soluções em Food Service

A Biografia do Instagram é listada nos mecanismos de busca das redes sociais, então as palavras utilizadas na descrição precisam ser bem pensadas e descrever muito seus maiores diferenciais. É importante saber também que o Instagram permite que você coloque apenas um link e 150 caracteres de texto, portanto é preciso colocar todas as informações necessárias em um espaço curto e reduzido, de forma resumida e atrativa. 

Uma boa alternativa para otimizar a descrição, é adicionar emojis e hashtags, já que esses recursos podem substituir alguma palavra corrida ou também resumi-la em apenas a um caractere. Além disso, os emojis são muito atrativos aos nossos olhos quando entramos em algum perfil, chamando a atenção e facilitando o entendimento do produto ou serviço oferecido. 

A organização do perfil é um ponto crucial para manter o foco e atenção do cliente, e você pode fazer isso da seguinte maneira: em formato de lista; utilizando emojis antes de cada primeira palavra para manter uma linha visual contínua; ou utilizar pontos como o asterisco (*) ou o próprio ponto lista (º). 

A criatividade é importante nesse momento, então se o restaurante tiver uma identidade visual verde, por exemplo, você pode usar apenas emojis na mesma cor, mas lembre-se de diferenciar os ícones entre si para que eles tenham destaque e legibilidade. 

Sempre que uma marca se comunica por redes sociais, ela precisa manter o tom de voz adequado com o seu público, que seja coerente com o estilo de atendimento, com a identidade da empresa e com os produtos ofertados. Se a marca for mais descontraída, divertida e atender um público mais jovem, ela pode se comunicar com brincadeiras, trocadilhos e memes, por exemplo. Quando falamos de uma marca de comida caseira, o ideal é se comunicar de forma mais humana e calorosa, aproximando-se do público atendido e mostrando esse conforto e aconchego do alimento já no atendimento.

donos de restaurante tirando fotos para postar no Instagram

Vamos imaginar um restaurante de alimentos saudáveis que atende sob encomenda via WhatsApp. Seu perfil poderia ser montado da seguinte maneira: 

exemplo de como escrever um bio para o Instagram de um restaurante

No exemplo acima colocamos os emojis como ponto de apoio visual, utilizamos o coração verde que remete ao conforto e à saudabilidade, o pino de localização para representar o endereço, a casa remetendo ao lar e à entrega, e a flechinha apontando para o link na linha inferior. Utilizamos palavras-chaves como: sob encomenda, entregamos em casa e restaurante saudável.

Você pode utilizar a Bio para adicionar cardápio, colocar link de reserva, horários de funcionamento, cupons de desconto, formato de funcionamento e sugestão de menu semanal, por exemplo. 

Mais Dicas

Trouxemos algumas dicas complementares, para completar seu perfil de forma efetiva:

  • Identidade visual: Defina as cores da sua marca, o estilo de design e as fontes utilizadas nas artes. É interessante optar por duas cores opostas e uma cor neutra para abranger maiores possibilidades nos seus posts. 
  • Logo: Crie um logo que descreva a sua essência, com cores condizentes com o estilo do seu negócio, nome com letras menos desenhadas para possibilitar boa leitura e que seja bem visível no perfil, já o tamanho da foto de perfil é reduzido e não permite muito texto ou pequenos elementos. 
  • Destaques na barra do Instagram: Essa foi uma das melhores atualizações do Instagram, pois os destaques possibilitam que você crie “pastas” de até 100 imagens que foram postadas no seu instagram, desta forma você cria uma organização e um catálogo mais eficiente dentro da sua página. Nos destaques opte por ícones atrativos, cores interessantes e descrição direta para que os clientes achem cada item com maior facilidade. 
  • Imagens de qualidade: Crie vídeos e tire fotos bem iluminadas, coloridas e em ambientes condizentes com o produto. As pessoas sentem mais confiança de ver imagens reais e fotos bem produzidas, ou seja, isso cria maior desejo de consumo. 

Agora que você tem todas essas dicas é só começar a aplicar no seu negócio e aguardar os frutos que serão colhidos. :) 

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