Clientes novos no restaurante: como conseguir?
Nós, da Maria Maria Soluções em Food Service, sabemos o quão difícil é trabalhar com a àrea de alimentos, pois não basta você oferecer um excelente produto alimentar, você precisa entender de administração, trabalhar o marketing, ter bons funcionários, manusear ingredientes de qualidade, dentre vários outros pontos necessários para conquistar novos e fiéis clientes.
Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:
1. Excelência no atendimento:
Um bom atendimento é capaz de cativar o cliente logo no primeiro momento, então ele deve ser priorizado do início ao fim do ciclo de atendimento ao cliente.
- Se você tem um restaurante que realiza atendimento online, é importante manter um atendimento gentil e prestativo dentro das redes sociais e pelos demais canais de venda, pois é nesse momento inicial que o cliente vai decidir efetivar uma compra ou não.
- Se o seu restaurante é físico, além do atendimento online para reservas, sanar dúvidas, apresentação de menu, entre outros, é importante treinar os funcionários para que realizem uma recepção com carisma, atenção e proatividade. O primeiro momento é importante, mas não é o único que conta. Desta maneira, os funcionários devem averiguar a limpeza das mesas constantemente, oferecer bebidas durante as refeições dos clientes e lembrar de sempre manter a cordialidade e simpatia para incentivar mais consumo e novas visitas.
- Quando falamos em alimentação saudável, devemos lembrar da necessidade de entender de restrições alimentares, de ingredientes naturais dentre outros, por isso é primordial treinar os funcionários para que estejam preparados a lidar com todos os tipos de clientes e a recomendar as melhores opções para cada um dentro do cardápio ofertado.
2. Marketing estratégico
O marketing se tornou essencial para qualquer negócio. Quando falamos do ramo alimentício, há uma grande vantagem nesse sentido, porque as pessoas “comem com os olhos” e isso ajuda na possibilidade de publicidade e consequentemente na divulgação e nas vendas.
- Tenha um perfil nas redes sociais: Crie uma página comercial no Instagram, invista em uma boa Biografia, crie destaques para organizar de forma adequada cada tema trabalhado, trabalhe os designs com cores condizentes com alimentação e capriche nas fotos.
- Quando falamos em alimento, falamos diretamente sobre desejo; com fotos e vídeos com visual atraente, conseguimos ganhar a atenção dos usuários, fazendo com que sintam vontade de efetivar o consumo. Por isso, é importante ter boas ferramentas para tirar boas fotos (como uma câmera semiprofissional ou um bom celular), trabalhar as imagens em cenários condizentes com a alimentação, utilizar filtros e edições vívidas para valorizar as imagens.
- As redes sociais são amplas, mas você também pode criar anúncios patrocinados para alcançar um público maior e aumentar a base de possíveis clientes.
- Crie promoções e sorteios: Quando você faz sorteios, é possível colocar como regras o compartilhamento de algum conteúdo, marcação de amigos, comentários, dentre outros que vão aumentar seu engajamento e gerar mais interesse do público. Além disso, quando a visita for efetivada e o vencedor estiver satisfeito com o prêmio, ele poderá indicar o restaurante para mais clientes, desta maneira aumentando de forma exponencial a base.
- Divulgue seus diferenciais: Crie o exercício mental de imaginar o que pode fazer alguém escolher seu restaurante ao invés do concorrente, assim você poderá se manter em destaque em meio a outras opções. Coloque nos destaques, na Bio e nos seus posts comentários como “alimentação natural”, “ingredientes prensados a frio”, “alimentos produzidos na hora”, “ingredientes de cultivo próprio”, “entrega express”, “cartão fidelidade”, “sem contaminação cruzada por glúten", enfim, qualquer elemento que seja diferencial do seu restaurante.
3. Ambiente aconchegante
Para uma pessoa se alimentar com calma e conforto, ela precisa estar em um ambiente aconchegante e bem higienizado. Quando um cliente está confortável, ele tende a consumir mais, já que permanece no local por mais tempo.
- Para deixar seu cliente confortável, certifique-se de que o local está sempre limpo e higienizado, coloque cadeiras confortáveis e realize manutenção constante dos equipamentos de uso comum.
- Valorize uma boa decoração: Ter uma decoração bonita e condizente com o serviço e produto oferecido é essencial, pois deixa a experiência mais agradável e completa e ainda possibilita que o seu restaurante seja um ambiente legal para confraternizações e comemorações. Para auxiliar nesse quesito, escolha um tema para seu restaurante e busque itens com essa pegada, invista em luzes aconchegantes e confortáveis aos olhos e, se o ambiente for mais intimista, priorize luzes em pontos focais e um ambiente mais escuro.
4. Cardápio
Muitos estabelecimentos pecam no momento de montar um cardápio, cuja falta de legibilidade e organização dos preços e opções impedem o entendimento. O ideal é que o cardápio dê todas as informações que o cliente precisar, para que seu trabalho seja escolher ou apenas tirar alguma dúvida pontual quanto ao prato desejado.
- Mesmo que o cardápio digital (via QR Code) esteja na moda, é importante verificar se seu público é adepto a isso. Você pode ter cardápios digitais nas mesas, mas também cardápios físicos de apoio quando solicitados.
- Tenha um cardápio bem explicativo, utilize imagens quando possível, coloque a carta de bebidas junto e indique pratos em algumas ocasiões.
5. Formas de pagamento
Hoje existem diversas formas de pagamento disponíveis. Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas não utilizam mais dinheiro e às vezes nem mesmo os cartões, priorizando o pagamento por carteiras digitais ou PIX, por isso é importante estar preparado para esse público.
- Coloque o QR Code disponível na mesa, na conta ou no caixa do restaurante;
- Possibilite o pagamento via PIX se possível, isso gera maior agilidade no processamento do pagamento e maior conforto para o cliente;
- Tenha troco disponível para quando (e se) receber pagamentos no dinheiro;
- Para pagamento via cartão de crédito ou débito certifique-se de ter uma maquininha em bom funcionamento e com boa internet.
Acredite, todas essas dicas vão te auxiliar a conquistar novos clientes, pois clientes satisfeitos são vitrine para novos clientes, e quanto mais completa for a experiência mais fiéis seus clientes serão. Ah, e por falar em fidelidade, uma opção legal para restaurantes de entrega e grande demanda, é ter um cartão fidelidade, para incentivar o cliente a consumir mais vezes e em troca ter um prêmio no final.
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