Entenda como funciona o cardápio via QR Code para restaurantes
O uso de QR Code em restaurantes é uma forma de se adaptar ao atual cenário da pandemia da Covid-19 no país. Ele é uma alternativa eficiente, que ajuda a diminuir os riscos de contaminação e manter os seus clientes seguros contra o coronavírus dentro do seu estabelecimento.
A ideia do código não é moderna ou inovadora, ainda é perceptível que muitos estabelecimentos ainda não usam essa tecnologia cotidianamente. O QR Code para restaurantes pode trazer ótimos resultados no engajamento e conectividade para seu negócio.
Utilizar estratégias de marketing podem ajudar a usar o QR Code como seu aliado no desenvolvimento da sua empresa. Nesse texto, iremos te falar as partes mais importantes sobre o código e como usar ele no seu restaurante. Vamos lá!
O que é um cardápio em QR Code?
Quick Response Code, ou código de resposta rápida, é o que significa a sigla QR Code. Ele é feito em formato 2D em um quadrado com diversos quadradinhos pretos. Esse código redireciona para algum link na internet. A leitura costumava ser feita através de aplicativos específicos, mas com os telefones de atualmente basta apontar a câmera do celular.
Quando falamos em um cardápio QR Code, queremos dizer que, quando o usuário aponta a câmera do celular, ele abre o cardápio do seu restaurante. Assim, ele não precisa do cardápio físico. No contexto da Covid-19, evita que o cliente entre em contato com um papel que passou pela mão de várias pessoas. E para o restaurante pode significar redução de custos, uma vez que não é mais necessário gastar com a impressão.
Ao abrir o link, o cliente já pode acessar o cardápio do seu restaurante. Este pode ser hospedado em um site próprio, ou mesmo ser redirecionado à rede social, ou aplicativo que o cliente possa usar para fazer o pedido. Nesse caso, evita também o contato com o garçom.
O que é preciso para ter um cardápio QR Code?
A estrutura para instalar um QR Code não precisa ser complexa. Primeiro é necessário usar um site ou gerador de código. Existem diversas versões gratuitas na internet. Alguns, você ainda consegue personalizar o código colocando o logo do seu estabelecimento.
Após criar o código é necessário deixá-lo visível. Você pode colocá-lo em paredes, ou em pequenos displays em cima da mesa. É importante que ele esteja bem à vista do cliente para evitar confusões. É possível imprimir o código em outros materiais gráficos que serão direcionados para o público externo, como, por exemplo, flyers e cartazes. Nestes, se você trabalha com serviço de delivery, pode colocar o link direto para a página de fazer pedidos.
No caso do delivery, você também pode colocar o QR Code na embalagem. Assim, quando chegar na casa do cliente, ele pode ou pedir de novo, ou avaliar seu serviço.
O cliente precisa ter acesso à internet para entrar no cardápio online. Hoje em dia é mais comum as pessoas terem planos e pacotes de dados. Mas imagine o quão interessante seria se o próprio restaurante oferecesse Wi-Fi?
Ter internet para os clientes no local é investimento. Isso garante mais conforto ao freguês, que fica mais satisfeito com os produtos. E claro, no caso da internet dele acabar, ainda é possível fazer o pedido.
As vantagens de adotar um cardápio online
Além de evitar o contato e contaminação durante a pandemia da Covid-19, o cardápio QR Code para restaurante traz diversas vantagens.
Atendimento agilizado
Seja em um restaurante ou em um bar, o QR Code para restaurantes contribui na agilidade do atendimento. O cliente não precisa esperar pelo garçom. E se você tiver um sistema integrado, o pedido vai direto para a cozinha e evitando erros. E com atendimentos rápidos, a rotatividade no restaurante aumenta e, consequentemente, os ganhos por noite.
Melhor experiência e interação do cliente
Com o cardápio online, dependendo de qual for usado, a experiência do cliente pode ser diferenciada. Primeiro que é possível ter uma visão melhor de tudo que é servido. O cliente consegue dar zoom, simular o valor da conta, ou mesmo pensar em diversas possibilidades no pedido.
O cardápio QR Code oferece uma experiência interativa ao cliente. E caso o link seja redirecionado ao seu site, o número de visitantes aumenta, bem como de interação nas redes sociais.
Reduz os custos
Como falamos acima, você não vai precisar gastar dinheiro imprimindo o cardápio se você usar o QR Code. O impresso precisa de constante manutenção e reimpressões mensalmente. No virtual, você só precisa se certificar de atualizar as informações e sempre manter o aplicativo com a versão mais atual para evitar travamentos. Da mesma forma, você corta custos com cartões, flyers, cartazes e demais materiais gráficos.
Outros usos para o cardápio QR Code
Se você chegou até aqui, provavelmente já deve estar pensando em aplicar o QR Code no seu restaurante. E ainda existem diversas outras ações que são possíveis serem feitas com essa tecnologia.
Com o atendimento online e via código é possível oferecer cupons de descontos e automatizar as promoções do seu restaurante. Nesse caso, o estabelecimento pode redirecionar o link para uma página de cadastro e quem preencher ganha 10% na compra. Além disso, após o atendimento, coloque um link que redirecione para a página de avaliação do seu negócio.
Ao informatizar o cardápio, cada vez mais informações podem ser inseridas, visto que não existe o limite de uma folha de papel. Lá você pode colocar todos os ingredientes e até o modo de preparo de cada prato. Inserir informações nutricionais ou até mesmo direcionar a uma playlist que a pessoa pode ouvir enquanto se alimenta com o prato. Isso cria uma experiência diferenciada que reforça a imagem da sua marca com o cliente.
E ainda é possível pensar na criação do seu próprio aplicativo de smartphone. Dessa forma, o cliente pode fazer o pedido diretamente de lá e você ainda consegue angariar mais pessoas para interagir nas suas plataformas.
Esperamos que tenha gostado das dicas. Não esqueça de comentar aqui se você já aderiu ao QR Code no seu restaurante e desejamos sucesso! Veja como mais a Maria Maria Soluções em Food Service pode ajudar seu estabelecimento.