12 dicas de mimos para os clientes do seu restaurante


Desde os primeiros passos de qualquer restaurante, a gestão da empresa precisa pensar em formas de conquistar o público. Uma ferramenta muito eficaz é a oferta de mimos para os clientes.

Principal vantagem

São diversas opções e diversos métodos para oferecê-los aos clientes. Para cada tipo de restaurante, existe uma variedade de brindes interessantes para oferecer. 

Os presentes servem também para que o restaurante seja lembrado no cotidiano do cliente

Dar brindes é uma forma de promover a marca de forma orgânica, seja por meio de um bottom que  a pessoa coloca em sua mochila ou uma caneca que ela utiliza no local de trabalho

Retorno financeiro

Para qualquer empreendedor, não é novidade que todos os tipos de gastos devem ser planejados e registrados, tudo para evitar prejuízos. 

Na hora de pensar nos brindes, não se deve agir impulsivamente. Dentro do seu orçamento para esse tipo de ação, é possível encontrar soluções simples e lucrativas para fidelizar o seu público.

Pode não parecer, mas brindes e cortesias são ferramentas lucrativas, mas o lucro surge de forma indireta. 

O investimento em brindes é convertido em lucro conforme o cliente volta a consumir no estabelecimento mais e mais vezes. Consequentemente, o retorno financeiro não é sempre a curto prazo.

clientes felizes em restaurante

Quando dar brindes?

Vamos falar sobre os melhores momentos para presentear as pessoas. Desde o público fiel até a pessoa que está indo pela primeira vez, um agrado pode melhorar o dia do cliente e a relação dele com o restaurante.

Há algumas ocasiões que podem ser muito interessantes para oferecer mimos para o público:

  • Aniversários: Oferecer um brinde para aniversariantes que consumirem no restaurante no dia ou mês de aniversário (essa especificação fica a seu critério). Isso vale também para o aniversário do próprio restaurante. Por exemplo, todos os clientes que consumirem no dia especial ganham uma porção grátis.

  • Datas comemorativas: seguindo a mesma ideia dos aniversários, mas criando brindes referentes a uma data comemorativa específica, como duas taças de vinho para casais no Dia dos Namorados.
  • Happy hour: além das promoções comuns nessa ocasião (compre 1, leve 2), pode ser uma boa estratégia oferecer cortesias. Ao comprar 2 item pelo preço de 1, o cliente ainda ganha algo a mais.
  • Cartão fidelidade: muito comum em buffets, o cliente que consumir 10 refeições, ganha uma grátis.

  • Produto novo: para impulsionar o lançamento de um prato novo, pode ser feita fase de testes oferecendo uma amostra grátis.
  • Fim de ano: a partir da Black Friday até o Natal, é uma boa época para criar promoções com direito a brindes para presentear os clientes.

Melhores mimos

Os brindes não devem ser oferecidos apenas em datas especiais. Basta um bom planejamento para criar a campanha e pensar no tipo de brinde específico que agrada o seu público.

A seguir, algumas das melhores opções de brindes para mimar os clientes.

1. Sobremesa

Pode funcionar muito bem no delivery do restaurante. Enviar um bombom junto com o pedido, até mesmo com um bilhete ou cartão agradecendo a compra. Gestos como esse criam laços afetivos com o cliente, ou seja, facilitam a fidelização.

2. Complementos na refeição

Oferecer adicionais ao pedido dos clientes, como uma porção extra sem custo adicional, também contribui para estreitar a relação com o público. Dessa forma, o cliente fica mais motivado para voltar ao restaurante.

3. Drink

Funciona perfeitamente para presentear os clientes que escolheram o seu restaurante para celebrar o aniversário ou outra data especial. É um ótimo jeito de apresentar a carta de drinks do restaurante para clientes que costumam beber outras bebidas.

duas mulheres segurando drinks

4. Caneca ou copo

Dependendo do tipo de bebidas servidas no restaurante, criar um acessório personalizado para que o cliente use em suas visitas ao restaurante ou até mesmo em casa.

Café e cerveja estão presentes na vida de muitas pessoas, melhor ainda se for com a marca do seu restaurante.

Se o seu estabelecimento não trabalha diretamente com esses itens, dar uma squeeze ou garrafa pode ser uma opção parecida.

5. Decoração

Quando o restaurante é temático ou tem uma identidade visual bem marcante, pode ser interessante criar um objeto de decoração que a pessoa pode levar para casa.

Da mesma forma que uma caneca personalizada, um item de decoração é uma forma de estar presente na vida do cliente mesmo quando ele fica dias sem ir ao seu restaurante favorito.

6. Ecobag

Além de ser utilizada como bolsa atualmente, uma ecobag tem a função de substituir sacolas plásticas no supermercado. Então criar uma do restaurante faz com que a sua marca circule com o cliente pela cidade toda.

É possível criar um item desse tipo (ou até mesmo boné e camiseta) com uma imagem criativa. Assim, você pode despertar a curiosidade de quem ainda não conhece o restaurante.

7. Canudo reutilizável

Outro brinde com uma visão mais sustentável é o canudo reutilizável, ideal para estabelecimentos mais voltados a bebidas como sucos. Além do acessório em si, uma embalagem protetora também é essencial para o kit.

kit de canudo reutilizável

8. Porta-bolsa

Um item que ajuda qualquer pessoa que vive carregando bolsas para todos os lados. O porta-bolsa evita que o pertence fique no chão ou ocupando uma cadeira.

9. Bottom

Apesar de ser um brinde clássico, ainda vale a pena, porque muitas pessoas pegam por impulso. Assim como imãs de geladeira, bottons grátis ao lado do caixa costumam interessar muita gente. 

10. Porta-copo

Também voltado para estabelecimentos com muitas bebidas, presentear um porta-copo ou uma bolacha de chopp faz com que o restaurante seja lembrado sempre que a pessoa utilizar o acessório.

11. Chaveiro

Por mais que a inovação tecnológica não pare de avançar, as pessoas ainda precisam de chaves. Seja para reunir as chaves ou para pendurar na mochila, os chaveiros continuam presentes na vida dos seus clientes.

12. Bolsa térmica

Da mesma forma que uma ecobag pode quebrar galhos na vida das pessoas, uma bolsa térmica ou um cooler também serão itens bastante úteis.

Clientes felizes

Agora que você tem todas essas sugestões para agradar os seus clientes, é hora de decidir qual tipo de brinde se encaixa melhor na vida das pessoas. Dar mimos para clientes nunca é demais, desde que tenham motivos para voltar mais vezes.

Por último, mas não menos importante: se você quiser presentear seu público com doces e salgados, a Maria Maria Soluções em Food Service tem a solução para você.


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