Confira 5 estratégias em redes sociais para restaurantes
As redes sociais estão presentes em nosso cotidiano. Plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp. Cerca de 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas na internet e o número de acesso às redes sociais cresce 14% a cada ano. Desta forma, chegar nessas pessoas é a cereja do bolo para seu negócio.
Quem trabalha com restaurantes precisa estar atento às estratégias para as redes. É essencial criar uma boa imagem do seu estabelecimento nas redes sociais. E, ainda, é uma forma barata e prática de atrair cada vez mais clientes.
Por isso, a Maria Maria Soluções em Food Service separou para você cinco estratégias para atuar nas redes sociais de restaurantes. Neste post te falamos da importância de estar presente nessas plataformas digitais e como você pode aprimorar sua comunicação e atrair mais clientes. O impacto será imediato. Confira!
Qual a importância de ser ativo nas redes?
As redes sociais são importantes plataformas de marketing digital. Além disso, oferecem um maior acesso ao público, permitindo ampliar sua visão de negócios e prospectar clientes de diferentes lugares. Se posicionar nas plataformas é uma forma do cliente conhecer sua empresa. Hoje, as pessoas se importam com a forma que o restaurante se posiciona e interage nas redes. Por isso, a presença digital é muito requisitada.
No mais, as redes também são uma ótima forma de economizar. Isso porque, você pode usar das plataformas para publicar promoções, divulgar cardápios e ampliar a visibilidade do negócio. Desta forma, sem depender da impressão de material, por exemplo. A criação das páginas é gratuita e permite interação com o público. Muitas pessoas, inclusive, nem telefonam mais ao restaurante. Basta mandar uma mensagem no Instagram e o pedido já está feito.
Ter redes sociais significa se aproximar do público e trabalhar estratégias que ultrapassam barreiras. Isso na palma da sua mão.
Em quais redes sociais devo estar presente?
Calma. Você não precisa sair se inscrevendo em todas as redes sociais que surgirem a partir de agora. Antes de tudo é necessário refletir estratégias sobre quais as redes seu restaurante deve estar presente. O Twitter, por exemplo, tem uma atividade que não é muito atrativa para restaurantes, por ser muito dinâmica. Mas, trabalhar um feed no Instagram como vitrine é uma ótima ideia.
Para o ramo alimentício, as mais usadas são o Facebook e o Instagram. Elas são ótimas ferramentas que permitem criação de conteúdo e automação do atendimento.
No Facebook, você pode criar uma página de apresentação da sua empresa. Nela é possível centralizar todas as informações importantes para localização do estabelecimento. E pelo aplicativo Facebook Messenger, você pode conversar com os clientes que te procuram para tirar dúvidas.
Lembre-se de atualizar a página com endereço, telefone (pode ser o WhatsApp), horários, endereço e faixa de preço. No perfil, publique conteúdos focados no cliente da sua empresa. E claro, é bem interessante fazer uma mistura entre publicações promocionais e institucionais.
Já no Instagram, as fotos são o que fazem a diferença. Aqui no blog da Maria Maria Soluções em Food Service já te ensinamos, inclusive, a como tirar fotos ótimas para as redes. Nessa plataforma, use as fotos para criar um cardápio atrativo, para mostrar o espaço, gifs e vídeos especiais. Use a criatividade e o Instagram ainda permite você criar um feed que seja personalizado, com fotos e cores que combinam.
Mas não importa a rede. Uma boa gestão das redes sociais vai ser o diferencial para o sucesso. Por isso, chegamos na parte principal do texto! Se liga.
As 5 estratégias para redes sociais de restaurantes
Confira 5 estratégias de marketing para restaurantes que vão alavancar sua empresa!
1. Interaja com o público e monitore as redes
A interação é a chave para uma rede social de sucesso. Basta se colocar no lugar do cliente. Você não acha bacana quando você comenta algo e a empresa curte ou te responde? É dessa forma que os seus clientes irão se sentir quando você interagir com eles. Da mesma forma, quando você responde as dúvidas nas mensagens privadas e orienta, mostra que a empresa está preocupada com a experiência de compra do cliente.
Faça comentários, curta, compartilhe. As redes sociais para restaurantes precisam dessa interação para chamar mais público. E claro, sempre monitore suas redes! Pensar em estratégias de marketing para redes sociais inclui que você entenda como a mesma está performando. Os posts estão com bons resultados? Quem tem sido alcançado? Tudo isso é importante para que sua rede social seja mais efetiva. Além disso, abuse de hashtags e palavras-chaves que possam ranquear seu conteúdo nas pesquisas.
2. Planeje uma periodicidade
Um calendário de publicações é de extrema importância! Não adianta apenas criar a rede. É necessário alimentá-la. Desta forma, pense em formas de agendar uma periodicidade de conteúdos. Por exemplo, que tal todas as segundas-feiras começar postando uma receita especial? E durante as sextas-feiras divulgar alguma promoção do final de semana. Depois de um tempo, as pessoas se acostumam com as editorias e começam até a ficar ansiosas para a próxima postagem.
Além disso, a própria plataforma começa a compreender suas publicações e consegue fazer uma entrega maior aos seguidores.
3. Conteúdos de qualidade
Claro, pense também na qualidade do conteúdo. O material divulgado em redes sociais de restaurantes precisa ser bem estruturado. Pense em ideias inovadoras e criativas. Faça fotos bonitas e vídeos interativos, que chamem a atenção do público para que crie um afeto com sua empresa e marca.
4. Crie anúncios
As ferramentas como Facebook e Instagram são gratuitas para criar contas. No entanto, empresas podem usar estratégias de marketing pago para alavancar as redes. O Facebook e o Instagram possuem ferramentas específicas de criação de anúncios. Com elas, você pode direcionar as redes sociais do seu restaurante para públicos estratégicos, além de impulsionar para que seu conteúdo chegue a mais pessoas.
5. Mantenha-se sempre atualizado
Manter-se atualizado é muito importante para as redes sociais de um restaurante. Lembre-se sempre de atualizar os horários de atendimento, as informações de telefone e outros contatos, assim como o endereço. Isso ajuda que os clientes consigam achar seu estabelecimento mais rápido.
Dica bônus: Crie intimidade
Pense que o cliente é amigo da marca. Por isso, crie intimidade com ele na rede. Use palavras menos formais e textos mais acessíveis. Mostre os bastidores do local, como a dinâmica, fotos dos colaboradores com nome e cargo. Isso gera mais confiança para quem entra em contato pela primeira vez com seu negócio. Portanto, as publicações geram mais engajamento, sua empresa se torna mais transparente com o cliente e aumenta a reputação do seu restaurante.
Tenha um fornecedor parceiro!
Além da gestão em redes sociais para restaurantes é muito importante que seu negócio tenha um bom fornecedor! Aqui na Maria Maria Soluções em Food Service estamos há mais de 20 anos trabalhando com fornecimento de doces e salgados congelados ou pré-prontos. Tudo é feito com muito carinho e de fácil preparo, para que seu restaurante esteja sempre repleto. São tortas, pães de queijos, salgados saborosos e diversas outras variedades. Conheça nosso cardápio e seja nosso parceiro!