6 estratégias para fidelizar clientes em seu restaurante


Manter um cliente é cerca de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. É com essa frase do pai do Marketing Digital, Philip Kotler, que começamos nosso texto. Fidelizar um cliente é o caminho de sucesso. Principalmente quando falamos do ramo gastronômico. Este dado evidencia que o relacionamento de longo prazo é vital para o funcionamento de uma empresa. 

Desta forma, investir na experiência do consumidor se mostra necessário para os empreendedores. Diversas estratégias e métodos foram criados até se alcançar o "Customer Sucess", ou sucesso do cliente. É aqui que sua empresa precisa encantar a clientela.

Investir bem é a chave para ser bem-sucedido nesse processo. As estratégias de fidelização de clientes em restaurantes envolvem diversas áreas. Desde a comida e o cardápio até a iluminação e ambientação. Por isso, trazemos para você seis dicas de como investir bem na fidelização e garantir um cliente fiel para sua empresa. Vamos lá!

1. Conheça seus clientes

Antes de fidelizar seus clientes, conheça-os. Esse é o primeiro passo. Realize uma pesquisa para saber quem é seu público. Os gostos, os hábitos mais comuns, além dos produtos mais vendidos, por exemplo. Desta forma, é possível traçar estratégias que são mais direcionadas a algum cardápio específico e oferecer um atendimento mais individualizado. 

O seu restaurante deve ser um lugar conhecido por atender as necessidades dos seus clientes. Seja para o almoço ou para a janta, o que ele precisa e espera deve ser encontrado em seu estabelecimento. Por isso, saiba bem que é seu público para saber melhor como agradá-lo.

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2. Ofereça um ambiente agradável

Um ambiente confortável faz com que o cliente se sinta em casa. Faça uma ambientação agradável, que dê a sensação de conforto e prazer ao seu consumidor. A decoração, desde o papel de parede até as escolhas das toalhas e iluminação, precisa ser pensada para oferecer o melhor do seu estabelecimento. 

Até mesmo, o cardápio precisa estar de acordo com as expectativas. Essas dicas são essenciais, porque um ambiente que consiga atender o cliente conforme o esperado e que ainda ofereça um conforto, fica na memória. Assim, sempre que o consumidor quiser sentir aquela sensação de ter um prato bem feito, com uma decoração bonita e com ambiente diferenciado, ele irá pensar em seu restaurante. 

Faça escolhas coerentes. No verão, invista em maior circulação de ar. Coloque música ambiente de acordo com o público ou condizente com as temáticas do dia. Seja criativo, mas lembre-se que manter a coerência é essencial para deixar o cliente cada vez mais impressionado pelo seu restaurante. 

3. Crie um programa de benefícios e de fidelidade

Programas de fidelidade são essenciais para atrair seu cliente de volta ao restaurante. Essa é uma das prerrogativas mais usadas para fidelização. E você pode fazer isso de diversas formas.

A mais popular é a utilização de cartões. A cada pedido feito em seu restaurante, o cliente marca a presença e pode concorrer a prêmios. Uma bebida grátis, algum prato por conta da casa, ou até mesmo descontos na próxima compra após a décima visita, por exemplo. Isso é uma forma de incentivar que o cliente volte, além de uma forma de deixar todo processo mais lúdico.

Para deixar mais competitivo, realizar sorteios também é uma ótima opção para fidelizar clientes em restaurantes. Você pode sortear vouchers, descontos ou até mesmo prêmios mais ambiciosos, como viagens.

Certifique-se de ser sempre ético. O regulamento deve ser bem definido e explicado para evitar contradições. É muito importante manter esse compromisso com o cliente. 

4. Invista em bom atendimento

O atendimento é o rosto do seu estabelecimento. Ter funcionários bem treinados e capacitados para realizar um atendimento diferenciado é essencial nos restaurantes. Os colaboradores do seu time precisam ser bem orientados sobre como lidar com o cliente, atender as solicitações e até mesmo oferecer personalizações em cada caso.

É muito importante entender as diferenças entre alergias, saber como funciona o prato vegetariano ou vegano, saber quais alimentos oferecer a quem tem intolerância à lactose. Essas pequenas práticas fazem com que o cliente se sinta ouvido e que seu serviço é confiável para oferecer a melhor experiência.

No entanto, o atendimento não se limita apenas aos garçons e atendentes. O cardápio servido está incluso nessa dica. Realize refeições que sejam chamativas, não sirva apenas algo comum e trabalhe bastante na apresentação das receitas. Pratos delicados e saborosos captam o olhar do cliente, que tem vontade de voltar. Ou ainda, promoções exclusivas e diferenciadas são formas de oferecer um atendimento mais estratégico. Oferecer experiências exclusivas é a chave principal para fidelizar clientes em seu restaurante. 

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6. Esteja atento ao pós-compra e as redes sociais

A experiência do cliente não é apenas dentro do seu restaurante. O pós-compra e as redes sociais também são pontos importantes de fidelização do cliente. É necessário estar preparado para sempre atendê-los da melhor forma. Seja quando alguém liga para fazer uma reserva, ou quando alguém manda alguma pergunta nas mensagens diretas do Instagram. 

Apostar no relacionamento é um caminho de sucesso. Tenha uma presença digital para chegar no cliente mesmo em momentos que não seja no estabelecimento. Use as redes sociais para criar publicações informativas, compartilhe o cardápio e interaja com eles! Se um cliente postar um stories, peça para o restaurante ser marcado e depois compartilhe a publicação. Mostre que você se importa com o cliente em todos os momentos. Isso é uma forma de evidenciar que seu restaurante quer oferecer uma experiência melhor e cada vez mais exclusiva.

7. Receba os feedbacks

Escute sempre o que o cliente tem a dizer! Principalmente, se for aquele cliente que sempre volta ao seu estabelecimento. Coloque um setor de Atendimento ao Cliente, faça caixas de sugestão, e, não somente as escute, coloque-as em prática!

Analisando as reclamações e elogios são boas métricas para identificar onde o restaurante está indo bem e onde pode melhorar. E quando você realiza essas mudanças sugeridas por clientes, você deixa bem claro que o que importa é a experiência da pessoa. Deixe isso sempre como sua prioridade!

Bônus: Fidelize também seus fornecedores!

Para você que chegou até aqui, temos uma dica bônus. Além dos clientes, ter bons fornecedores para seu negócio contribui para você ter um estoque sempre cheio e com qualidade. E, com ele, conseguir oferecer produtos de qualidade para sua clientela.

Por isso, fidelize seu fornecedor. Tenha alguém que seja de confiança e que saiba das suas necessidades. A Maria Maria Soluções em Food Service está no mercado há mais de 21 anos presente nos negócios de diversos restaurantes. Oferecemos produtos congelados e pré-prontos deliciosos e nutritivos, em diversas porções e de fácil preparo.

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