10 ideias inovadoras para cafeterias: guia completo
Criar um negócio no Brasil é o sonho de muitos empreendedores, afinal, todos desejam ter mais tempo com a família, mais flexibilidade nos horários e melhor qualidade de vida.
Uma das possibilidades que facilitam esse estilo de vida é possuir uma cafeteria. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento, no ano de 2021/2022, cerca de 300 mil estabelecimentos produziram grãos de café em nosso país, o que demonstra um aumento significativo no consumo de bebidas com cafeína
Diante dessa alta demanda por café, como inovar e conseguir atrair o público para sua cafeteria? Confira abaixo 10 ideias inovadoras para aplicar em seu negócio!
10 ideias inovadoras para cafeterias
1 - Aposte em um estilo único
Um dos pontos decisivos na hora do consumidor escolher entre a sua cafeteria e a do concorrente é o estilo e decoração aplicados.
Além de ser um espaço que deve ser acolhedor, gostoso e aconchegante, uma cafeteria original deve ter um tema ou diferencial em relação às outras.
Algumas das ideias que podem ser inseridas são:
- Anos 20;
- Anos 60;
- Livraria;
- Jazz;
- Cafeteria com sorveteria;
- Cafeteria com bistrô;
- Italiana.
São muitos os modelos de cafeteria que você pode aplicar em seu negócio, por isso, encontre aquele que mais combina com a sua personalidade e também como público-alvo desejado.
2 - Tenha um cardápio diferenciado
Além de uma decoração própria, outros dois pontos obrigatórios e de destaque são a comida e a bebida.
Uma cafeteria deve ser lembrada pelos seus quitutes e alimentos exclusivos, fazendo com que tanto os velhos como novos clientes sempre retornem para consumir aquele mesmo item do menu.
O café pode ser o carro-chefe de sua loja, mas é claro que outros itens gostosos também devem estar à disposição no cardápio, como lanches, doces e demais complementos.
Outra dica legal é fazer uma opção com preço especial para cada dia, como por exemplo:
- PF do dia;
- Combo mais barato;
- Bebida do dia.
Essa é uma estratégia que encanta e atrai novos compradores toda semana, principalmente pela inovação e variedade no local.
3 - Faça campanhas locais
Já pensou em realizar campanhas e eventos locais que movimentem o espaço?
Além de ser um ótimo meio de conseguir fidelizar seus clientes e atrair novas pessoas, você também “dá as caras” no mercado de alimentação.
Algumas ideias que podem conquistar o coração de novos consumidores são:
- Leitura da poesia em determinado dia da semana;
- Noite do jazz;
- Campanha de arrecadação de roupas usadas;
- Arrecadação de itens de limpeza para comunidades carentes.
4 - Faça parcerias com o comércio local
Você já pensou em criar parcerias locais com o comércio ao redor do seu estabelecimento?
Que tal realizar uma fusão com as pessoas de sua quadra, do bairro ou até mesmo da própria cidade?
Algumas ideias que podem servir de inspiração:
- Entrada gratuita para eventos a partir do consumo de determinado valor;
- Vale de desconto em compras na costureira do bairro;
- Promoção de eventos de divulgação em sua cidade.
Além de promover o conhecimento de novos compradores e interessados em seu local, você também ajuda no desenvolvimento de toda a comunidade ao redor.
Lembre-se de que apoiar o crescimento do outro não diminui o seu, pelo contrário, forma uma rede de vendedores locais mais forte e unificada.
5 - Faça promoções variadas!
É claro que essa é uma dica muito velha, mas não custa nada lembrar de que preços e promoções são muito buscados pelos consumidores, certo?
Por isso, aplique em períodos específicos aquele desconto em itens diferenciados, em safras únicas ou até mesmo em outros produtos que estão à venda em seu restaurante.
Algumas das ideias que são mais buscadas pelos consumidores:
- Compre 2 leve 3;
- Pague um e leve outro;
- 60% de desconto na segunda unidade.
Esses descontos despertam no cliente a sensação de que ele está ganhando ao consumir ou comprar itens de sua empresa. Assim, você o fideliza cada vez mais ao seu negócio.
Precisando de ideias para se inspirar? Confira algumas opções que podem ser aplicadas em sua cafeteria:
- Ofereça descontos em datas comemorativas: aproveite a Black Friday, o Natal, Dia das Crianças e outras datas que geram muitas oportunidades;
- Experimente um item novo e ganhe desconto: que tal fazer “pegar” aquela receita nova em sua cafeteria? Amplie a prova dos itens que são oferecidos em sua loja e ganhe o apetite dos consumidores.
6 - Aposte em um marketing efetivo
Aposte em redes sociais, em divulgação no bairro local, em universidades da região e por meio de eventos em sua cafeteria.
O marketing é um dos maiores aliados de quem está começando um negócio ou quer abrir outra filial, principalmente no mundo digital em que vivemos.
Pense em como você pode e deve divulgar os diferenciais de sua cafeteria, angariando assim mais clientes, ganhando notoriedade e credibilidade!
7 - Aposte em um atendimento multicanal
É importante que você não se limite quando o assunto é atendimento ao cliente, por isso é interessante que em sua empresa:
- Tenha a opção de take away;
- Faça entregas por delivery;
- Tenha um app específico para a venda de seus produtos.
Tudo isso aumenta a possibilidade de compra no seu estabelecimento.
8 - Invista em gestão
Aqui, vale a pena destacar que a gestão citada não é apenas aquela que foca no melhor para os funcionários e no clima organizacional, mas também investe em:
- Sistema financeiro de qualidade;
- Uma boa contabilidade para prestar contas;
- Um bom acompanhamento de fluxo de caixa;
- Controle de estoque — principalmente da entrada e saída;
- Gestão de pedidos realizados.
Tudo isso te ajudará a ter um negócio cada vez mais próspero e sustentável.
9 - Cardápio digital
Não deixe de investir na tecnologia em vários pontos da sua cafeteria, por isso, o cardápio digital deve ser uma realidade presente e ativa em seu negócio.
Disponibilize para seus clientes a possibilidade de realizar todo o pedido e personalização diretamente do app, em um tablet ou em um totem local.
10 - Descontos e gamificação
Por fim, para fidelizar e conquistar cada vez mais os seus clientes, aplique sistemas de bonificação e de gamificação em sua companhia.
Algumas das ideias são:
- Vouchers de desconto após 10 itens adquiridos;
- Descontos para pagamentos via PIX;
- Brinde exclusivo após realizar 5 compras do produto mais caro.
São muitas as possibilidades e adaptações que podem acontecer no seu próprio negócio, portanto, esteja sempre atento às possibilidades!
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