Saiba como fazer a gestão de redes sociais para panificadoras e confeitarias
Você sabe a importância da gestão de redes sociais para a padaria? Não adianta inovar em tecnologia, aprimoramento das receitas ou mesmo capacitação dos colaboradores, se sua empresa não apresenta os produtos aos consumidores. Afinal, quem não é visto não é lembrado!
Por isso, é de extrema necessidade que os negócios se atualizem e mantenham-se sempre antenados com as novas tendências do mercado. É nessa parte que entra o trabalho das redes sociais para sua padaria ou confeitaria. Através de ferramentas como o Instagram e Facebook, sua empresa pode criar estratégias de marketing para alcançar cada vez mais pessoas. E, claro, assim, continuar crescendo.
Nesse texto iremos te dar algumas dicas de como melhorar as redes sociais do seu negócio. Fique bem atento e aplique as dicas!
Por que ter uma rede social para panificadoras e confeitarias?
Aqui vai um dado importante. Existem mais de 70.500 padarias e confeitarias no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria. Por isso, em um mercado competitivo, as estratégias não podem continuar as mesmas de sempre. Se você quer que seu negócio se destaque é necessário inovar.
É normal encontrarmos pessoas que pensam que gerir uma padaria é apenas em relação ao produto. E se você tem uma padaria de bairro, basta oferecer um produto de qualidade que as pessoas voltam. Pode até ser! Mas agora, as pessoas não buscam apenas pelo tradicional pão francês. Os clientes buscam inovação e uma nova experiência gastronômica. E para chegar no seu potencial cliente é importante usar plataformas onde as pessoas se informam e se interessam pelo seu produto.
Calma! Isso não significa que sua empresa vai ter que começar a trabalhar com delivery. Ter uma presença digital não necessariamente significa vender à distância. Se posicionar nas redes faz parte de uma nova cultura de consumo que vem atraindo cada vez mais pessoas a se interessarem por uma marca. Além disso, as redes sociais são palcos em que você pode divulgar produtos, anunciar novidades e criar um interesse da pessoa ir até o seu estabelecimento.
Quais os benefícios em investir nessas ferramentas?
Os benefícios em fazer uma boa gestão de redes sociais para panificadoras e confeitarias são diversos. O primeiro é aumentar a divulgação do seu negócio. Através do Instagram ou Facebook, o seu produto alcança muito mais pessoas do que no famoso marketing boca a boca. Só o Instagram, por exemplo, possui mais de 1 bilhão de usuários. De uma só vez com apenas alguns cliques, o seu produto pode viajar para qualquer parte do globo.
Além disso, é possível o compartilhamento de conteúdo de forma rápida e barata. É possível realizar um trabalho de planejamento de redes, em que o crescimento orgânico é nítido. Mas, em simultâneo, caso você queira investir em propagandas e anúncios, a sua padaria pode promover postagens no Facebook por valores tão acessíveis quanto R$5,00 e alcançar muito mais pessoas na sua região. O importante é que o seu conteúdo seja de qualidade, inovador e que chame atenção.
Com essas fórmulas em ação, não apenas é possível atrair mais pessoas para sua padaria como criar uma relação de troca com os clientes. Informações, dúvidas ou até mesmo o cardápio pode ser facilmente verificado através de cliques. Mais pessoas se interessam pelo seu produto, aumentando o lucro e potencializando a fidelização de novos clientes.
Estratégias para ajudar na gestão das redes sociais
Agora que você já conhece bem a importância das redes sociais é hora de colocar em prática!
Antes, defina o público alvo e a identidade da marca. Sua padaria vai ser tradicional? Ou você quer vender a sua confeitaria de forma mais moderna e jovem, usando gírias? A forma como você se expressa nas redes depende do público e, por isso, você precisa definir como irá agir nas redes.
Nessa parte também entra a escolha de logo, design visual da página e preenchimento de todas as informações necessárias para que os clientes lhe contatem.
No ramo alimentício, uma boa gestão de redes sociais envolve os alimentos. Não fique apenas postando fotos do cardápio. As pessoas querem conhecer o processo. Faça vídeos mostrando a produção dos pães, da decoração sendo feita no bolo. Faça um antes e depois. Essas imagens são gatilhos mentais na cabeça humana, que incentivam o cliente a querer procurar e consumir no seu negócio.
Poste fotos dos alimentos saindo do forno. Use técnicas fotográficas que mostram a fumaça saindo do produto. Use fundos personalizados, talheres e pratos bonitos. Não apenas fotografe o produto sem nenhuma produção, pois você não quer que seja uma foto qualquer de um pão. Aqui te contamos mais sobre dicas de fotos usando o celular!
Depois, utilize para fazer um portfólio. Da mesma forma que em um cardápio, descreva o produto postado, os ingredientes, se contém glúten ou não. Todas essas informações são essenciais para garantir que os clientes se interessem pelo produto.
Planejamento das redes: tenha um calendário!
Use as redes sociais para interagir! Faça quizes, use os stories e as opções de reels para criar conteúdos divertidos. Padarias e confeitarias podem inclusive organizar sorteios de produtos clássicos. Ou então criar promoções para datas específicas, como Páscoa e Natal.
É importante planejar. Crie um calendário de publicações e defina dias. Por exemplo, na terça-feira seu Instagram irá compartilhar uma receita de bolo. Na sexta-feira será uma postagem sobre algo interessante envolvendo a história da torta. A criatividade que manda. Porém, é importante que o calendário seja seguido para que o algoritmo da plataforma trabalhe em seu favor para alcançar os públicos importantes. Para isso é possível usar softwares de apoio que programam automaticamente as publicações ou respostas automáticas.
E uma última dica importante: esteja preparado para o feedback negativo. É impossível ter apenas comentários perfeitos e a realidade é que os negativos sempre aparecem. Mas não tenha medo. Mostre para o cliente que a sua empresa está empenhada em resolver o problema. Nunca deixe ninguém sem resposta e seja sempre claro e honesto com o cliente.
Um fornecedor parceiro para seu negócio
Agora que você aprendeu o básico da gestão de redes sociais para panificadoras e confeitarias é só colocar a mão na massa. Mas mesmo que seja literalmente, a Maria Maria Soluções em Food Service te ajuda a oferecer produtos de qualidade e saborosos aos seus clientes.
Estamos há 21 anos no mercado como fornecedor de comidas congeladas e pré-prontas. Atendemos diversos estabelecimentos, incluindo padarias e confeitarias, oferecendo quitutes deliciosos para você sempre ter o que vender em seu negócio. Conheça nosso cardápio e tenha um fornecedor que facilite sua vida!