Confira 6 tendências do setor de alimentação


Os últimos dois anos criaram um ambiente fértil para a transformação de quase tudo o que entendemos por mundo e sociedade. Mudamos as formas de nos relacionarmos, o contato humano ficou escasso, e a socialização passou por um processo cultural global de mudança. 

Algo antes corriqueiro, como um happy hour entre amigos, ou aquele encontro em um restaurante, se tornou artigo raro, o que exigiu dos food services a criação inteligente de novas ferramentas que o adaptassem ao que já nomeamos como o "novo normal". E como missão dada é missão cumprida, o movimento de reinventar esse mercado gerou tendências que oferecem uma projeção de crescimento de cerca de 28% no mercado brasileiro de Food Service só no ano de 2022, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos

E para te ajudar a ficar por dentro de todas as novidades desse mercado, listamos 6 tendências do setor de alimentação que já estão colaborando para o desenvolvimento do mesmo:

É a vez dos orgânicos!

É fato consumado que a população está se preocupando cada vez mais com o que ingere, e os produtos orgânicos permanecerão ativos no mercado com perspectivas de crescimento superiores às da alimentação convencional. A tendência agora é a busca cada vez mais consistente por produtos mais saudáveis e com menor impacto ambiental, de acordo com Brandon Barnholt, presidente e CEO da KeHE - maior distribuidora de produtos naturais e orgânicos dos Estados Unidos.

alimentos-organicos

Alimentação plant-based

Os centros urbanos contam cada vez mais com grupos engajados numa alimentação de outras possibilidades, que não a carne e alimentos ultraprocessados. São cada vez mais comuns as variações criativas de pratos cotidianos com proteínas vegetais, como é o exemplo da famosa "coxinha" feita com carne de jaca. 

Servir uma alimentação natural ao consumidor, sem o uso de alimentos processados ou derivados animais, pode parecer trabalhoso a princípio, mas tende a atrair um público cativo que pode levar esse modelo de alimentação muito a sério.

Sabores do mundo

Alimentação é uma experiência, e poder viajar pelo mundo através dos sabores é uma possibilidade que tem se popularizado cada vez mais. O estudo das diversas culinárias movimenta o intercâmbio de importação e exportação de variados alimentos, e proporciona novas formas de conhecimento de outras culturas. No mercado americano, por exemplo, o consumo da comida mediterrânea e africana tem se popularizado.

Conhecendo o mercado local

Com as dificuldades logísticas de importação de alimentos nos últimos dois anos, em 2022 a tendência em estabelecimentos é o uso de produtos de fornecedores locais. Além das melhores possibilidades de negociação e fortalecimento do mercado local, esse modelo de negócio pode agradar consumidores que desejam estar próximos de suas comunidades.

Fomentar o comércio local também pode trazer muitas vantagens, especialmente em cidades menores, com a geração de empregos, o incentivo ao empreendedorismo local, e a redução significativa de custos de logística dos produtos. 

grupo-de-pessoas-em-food-truck-local

Tecnologia na gestão do seu negócio

As soluções tecnológicas mais fantásticas surgem justamente em momentos de crise. Após dois intensos anos de pandemia, todas as etapas de um negócio, como a gestão de caixa, pedidos e até mesmo as entregas, podem ser administradas de forma totalmente digital. Para além da facilidade, a rentabilidade gerada por esse modelo de trabalho é significativa: só em 2021 os gastos com delivery chegaram a R$40,5 bilhões, conforme um estudo realizado pela GS&NPD, em parceria com o Instituto Food Service Brasil.

As FoodTechs, empresas ou startups que produzem tecnologia para a produção, venda e entrega de alimentos, têm revolucionado esse mercado! As previsões de investimento a nível mundial das FoodTec são de aproximadamente 240 milhões de dólares até 2022, segundo a instituição britânica The Food Master. Com toda essa movimentação, essas empresas têm oferecido aplicativos e tecnologias cada vez mais funcionais para otimização desde o plantio da matéria-prima até o consumo final do produto. 

Food Service com qualidade garantida

Uma boa gestão precisa garantir que todas as etapas do processo funcionem como uma engrenagem. Mas de nada adianta o perfeito funcionamento digital do negócio sem um produto de qualidade! 

Oferecendo uma solução para entrada no mercado alimentício, a Maria Maria Soluções em Food Service produz saborosos alimentos pré-prontos e congelados doces e salgados, com opções saudáveis e a variedade que um negócio do ramo alimentício precisa.

Podendo ser vendidos em food trucks, lanchonetes e até restaurantes, a empresa oferece produtos de rápido preparo, na quantidade proporcional ao tamanho do seu negócio, além da garantia de sabor e valor nutricional. 

O ano de 2022 indica o estabelecimento da crescente expansão do mercado de alimentos, e a Maria Maria Soluções em Food Service, é a possibilidade de oferecer o melhor produto, com todas as facilidades proporcionadas pelo desenvolvimento do setor ao longo dos últimos anos.

Conheça mais e seja um parceiro da Maria Maria Soluções em Food Service! Confira nossos produtos.


Mais Vistos

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba Mais

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba Mais

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba Mais

Notícias mais vistas

Case

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba mais

Case

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba mais

Case

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba mais