Cardápio Digital: Confira 5 vantagens de modernizar o atendimento do seu restaurante


Vivemos em um mundo digital. A tecnologia veio para ficar e muitos restaurantes a estão usando para driblar as crises. Uma das tendências mais fortes nesses últimos anos está no cardápio digital. Além de ser uma ótima forma de economizar custos e dispor os produtos e serviços de forma virtual, foi essencial para se proteger na época da pandemia da Covid-19.

Muitos gestores e empreendedores do ramo alimentício adotam o uso do cardápio virtual para se atualizar no mercado. Ele pode facilitar diversos processos existentes em seu restaurante. E como vivemos em uma época altamente tecnológica é raro encontrar pessoas que não estejam acostumadas a usar uma tela do celular.

Vamos te contar, então, cinco vantagens de modernizar o atendimento do seu restaurante com o cardápio digital. Vamos lá!

1. Redução de custos

Em um momento de crise, muitos empreendedores buscam soluções para reduzir os custos. Um cardápio virtual é extremamente necessário. Tudo que o cliente precisa está na palma da mão, seja com Wi-Fi, ou pelo QR Code.

mulher-escaneando-qr-code-pelo-celular

Essa é uma forma de diminuir os investimentos sem perder a qualidade do seu produto e serviço. Um cardápio virtual consegue otimizar a operação, o que pode representar gastos desnecessários em alguns momentos.

Por exemplo, a impressão de cardápios. Esse processo requer muito custo e manutenção. Ainda, o cardápio virtual, quando interligado com seu negócio, pode ser uma forma de você medir os pratos mais consumidos e gerenciar melhor seu estoque. Assim, não é necessário gastar com programas de estoque e treinamento de colaboradores.

2. Fácil de ser remanejado

Lembra que falamos ali em cima sobre economizar em gastos desnecessários? Entre um deles, o mais comum, podemos falar da impressão do cardápio. Quando você tem a versão física, você precisa investir em gráficas e plastificação. 

Sem contar que, em caso de mudanças, você terá que fazer a reimpressão de todos os exemplares. E dependendo do seu tamanho, isso pode representar altas quantidades.

Quando usamos um cardápio virtual, você não precisa gastar esse dinheiro. O único investimento necessário será o QR Code e o acesso a Wi-Fi. No entanto, você não precisará trocar tudo caso mude o cardápio ou faça alguma alteração. Você pode, inclusive, mudar todo o cardápio dessa forma sem precisar gastar algum dinheiro com impressão.

Ainda, você consegue fazer isso de forma instantânea. Vamos supor de última hora, que algum produto falte. Você pode remover do cardápio no mesmo momento, evitando que alguém compre um produto que não tenha disponível.

3. Integra o sistema de gestão

Existem alguns tipos de cardápio digital. Dependendo do modelo escolhido, o cardápio digital pode ser integrado aos sistemas do restaurante. Isso inclui métodos de pagamento ou cobrança. E até mesmo pedidos!

Em alguns sistemas, você consegue fazer com que o próprio cliente consiga pedir diretamente da sua mesa. Sem a necessidade do garçom anotar o pedido. O cliente pode escolher no tempo que quiser, mandar produzir o pedido apenas quando quiser e ainda pagar diretamente da mesa. 

A fácil visualização garante um atendimento mais rápido e ágil, além do cliente ter a segurança que o pedido está certo e ter a visualização do valor que está pagando.

4. Presencial ou delivery: segue para ambos

A diversificação dos negócios, ainda mais em pandemia, obrigou muita gente a adotar o pedido via delivery. Nesse caso, alguns empreendedores tiveram que se adaptar a duas realidades diferentes.

A vantagem de um cardápio virtual é que ele pode ser usado em ambas as situações. Por ser um sistema inteligente, você pode oferecer ao seu cliente as duas opções. E dependendo do modelo de tecnologia usada, você consegue automatizar o sistema de preços e descontos para cada modalidade.

5. Melhora a experiência do cliente

Todas as dicas faladas até aqui evidenciam as vantagens de modernizar o atendimento do seu restaurante para o empreendedor. No entanto, isso também é ótimo para o cliente.

Um cardápio virtual melhora a experiência dele com o seu negócio. Por ser um atendimento diferenciado, mais rápido e ágil, o cliente cria na mente o reforço de marca do seu restaurante, facilitando com que ele volte a consumir com você.

cliente-olhando-cardapio-virtual-do-restaurante

Investir em tecnologias também é importante para angariar e fidelizar clientes. Um cardápio inteligente em que possa pedir da mesa, acompanhar o processo de produção e gerenciar os gastos só facilita e torna a vida do cliente e do empreendedor ainda mais fácil.

Especialmente em tempos de crise, investir em tecnologias é de extrema importância para manter seu negócio em funcionamento. Por isso, sempre tenha as tecnologias mais atualizadas para melhorar o seu relacionamento com os clientes.

E claro, não esqueça de contar com um fornecedor que trabalha também se atualizado com as tendências do mercado. A Maria Maria Soluções em Food Service conta com mais de 20 anos de experiência em Curitiba oferecendo produtos congelados e pré-prontos para diversos restaurantes da cidade. 

E a cada ano, nos aperfeiçoamos e trabalhamos uma Maria Maria Soluções em Food Service mais moderna e atualizada com as tendências do mercado, sem perder a nossa receita tradicional e saborosa. Confira nosso cardápio e garanta os melhores produtos para seu restaurante! Gostou do texto? Não deixe de ler nosso blog com as informações mais atualizadas do mercado alimentício.


Mais Vistos

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba Mais

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba Mais

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba Mais

Notícias mais vistas

Case

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba mais

Case

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba mais

Case

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba mais