Branding para restaurante: o que é e como colocar em prática?


Uma das questões que muitos empreendedores deixam passar batido na criação e manutenção de um estabelecimento é a identidade e marca do local, o que pode prejudicar e muito a continuidade e procura por parte dos clientes.

Conhecer mais sobre branding e como começar a aplicá-lo dentro de seu negócio é um dos trajetos iniciais para quem quer conquistar e fidelizar novos interessados no local.

Do contrário, a concorrência pode engolir sua empresa, copiar suas ideias e claro, você não se estabelece como uma marca forte e singular.

Saiba mais abaixo sobre o que é branding, como aplicar dentro de restaurantes e quais são as vantagens atribuídas!

Branding para restaurante: o que é?

O branding é uma estratégia desenvolvida para criar e fazer a correta gestão de uma marca, fazendo com que o local seja lembrado pelos clientes, assim como procurado por novos indivíduos interessados.

O principal intuito é de que o consumidor lembre-se diretamente da sua empresa quando existir a intenção de busca do consumidor por determinado item ou produto.

Esse reforço e consolidação da marca é de suma importância para empresas novas ou que estão há algum tempo no mercado, pois ajuda a agregar mais consumidores e, consequentemente, mais lucro.

Mas,engana-se quem acredita que esse é um processo fácil ou simples: é preciso pensar em todos os pontos, desde a identidade visual, local físico, linha abordada nas redes sociais e até tratamento no estabelecimento.

Para isso, é preciso traçar uma estratégia de marketing bem definida, com vários processos aplicados e, claro, acompanhamento de metas específicas.

Quais são as principais vantagens do branding para restaurantes?

O fortalecimento do branding e criação de uma linha de voz e comunicação de sua marca é um dos adventos que mais têm sido usados por donos de restaurantes e no ramo alimentício.

É preciso aproveitar todo o potencial da internet — muitas vezes gratuito — para conseguir ter mais credibilidade e alcance de sua empresa.

donos de restaurante trabalhando no branding da marca em um notebook

As principais vantagens de investir no branding são:

  • Ampliar a visibilidade do público e interessados;
  • Fidelizar clientes com o seu produto ou serviço;
  • Destacar-se perante a concorrência;
  • Ter mais controle do tom de voz divulgado por sua companhia;
  • Fortalecimento da confiança do público com o produto vendido;
  • Tornar a marca uma referência no nicho de atuação.

Esses são alguns dos pilares que devem ser aplicados para que seu restaurante chegue ao topo e torne-se referência em qualquer que seja o serviço prestado.

Como aplicar branding em restaurantes?

Quer começar a aplicar um branding de qualidade em sua empresa, porém não sabe como começar? 

Confira abaixo algumas dicas para iniciar esse processo de construção de marca o quanto antes!

1 - Tenha uma identidade visual única

Quantas marcas você consegue se lembrar apenas por visualizar a logomarca da empresa?

A identidade visual de um negócio deve ser singular e de alto impacto, dessa forma, os já clientes e aqueles que vão se interessar, não vão ter dúvidas sobre o negócio.

Assim, deve-se realizar um bom estudo com a linguagem usada, as cores aplicadas, as imagens que vão representá-la, o mascote que será usado, assim como os símbolos.

A Mastercard é um exemplo de sucesso de marketing bem aplicado, isso porque até sem a presença do nome da empresa, você sabe que se trata dessa bandeira específica de cartões.

É preciso que você encontre um combo que demonstre a personalidade de seu negócio, para que ele seja lembrado e visualizado pelos seus consumidores com facilidade.

2 - Invista em redes sociais

Já não é de hoje que as redes sociais se tornaram uma grande aliada das empresas, principalmente pela maior proximidade com o consumidor ou potencial comprador.

Se você não realiza essa prática em seu negócio, há grandes chances de que sua marca esteja 100% “apagada” para os interessados, portanto, é hora de modificar esse cenário.

Ao criar sua rede de comunicação, seja pelo Instagram, pelo Facebook ou diferentes plataformas, é preciso que você vá além de divulgar o produto ou serviço que está vendendo:

  • Aborde temas relacionados ao nicho de atuação;
  • Explique como usar o item vendido;
  • Comunique os valores da marca;
  • Fortaleça o diferencial de sua empresa;
  • Divulgue a experiência do cliente.

Tudo isso ajudará e muito a fortalecer o branding de sua empresa, portanto, não perca tempo e encontre a sua linha específica de divulgação para começar hoje mesmo!

donos de restaurante tirando fotos com comidas para redes sociais

3 - App de delivery exclusivo

Uma ação que está sendo adotada por várias companhias é ter um app de delivery próprio!

Grandes marcas como McDonalds e Burguer King já investiram nessa tecnologia, afinal, você incentiva que o comprador adquira os itens de sua marca, reduzindo as taxas e impostos cobrados por demais apps do nicho.

Além disso, você pode também:

  • Criar combos de venda;
  • Aplicar descontos exclusivos;
  • Desenvolver uma identidade visual própria;
  • Liberdade para vender como quiser dentro de seu estabelecimento.

Isso também transmite a sua preocupação com o processo de compra do seu cliente, proporcionando a ele  a melhor experiência ao usar o app e os benefícios ali inseridos.

4 - Tenha um domínio próprio

Muitas empresas podem achar que ter um site próprio é coisa do passado, porém, essa é uma ferramenta muito útil para aumentar a credibilidade de sua marca e de quem está buscando os serviços prestados.

Lá, você pode divulgar mais sobre:

  • Cardápio e serviços oferecidos;
  • Contar mais sobre a história da marca;
  • Postar depoimentos e opiniões dos clientes;
  • Divulgar fotos profissionais dos itens;
  • Meios de contato;
  • Formulário para fazer pedidos.

E muito mais! No seu ambiente virtual, você pode divulgar e vender seus serviços como e quando quiser, portanto, inclua isso em seu planejamento de branding.

O que você tem feito para fortalecer a imagem de sua marca no meio digital? Comente abaixo e ajude demais empreendedores!

Continue sempre acompanhando o blog da Maria Maria Soluções em Food Service para ficar por dentro das novidades no ramo da alimentação, gestão e como impulsionar seu negócio!


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