Branding para restaurante: o que é e como colocar em prática?
Uma das questões que muitos empreendedores deixam passar batido na criação e manutenção de um estabelecimento é a identidade e marca do local, o que pode prejudicar e muito a continuidade e procura por parte dos clientes.
Conhecer mais sobre branding e como começar a aplicá-lo dentro de seu negócio é um dos trajetos iniciais para quem quer conquistar e fidelizar novos interessados no local.
Do contrário, a concorrência pode engolir sua empresa, copiar suas ideias e claro, você não se estabelece como uma marca forte e singular.
Saiba mais abaixo sobre o que é branding, como aplicar dentro de restaurantes e quais são as vantagens atribuídas!
Branding para restaurante: o que é?
O branding é uma estratégia desenvolvida para criar e fazer a correta gestão de uma marca, fazendo com que o local seja lembrado pelos clientes, assim como procurado por novos indivíduos interessados.
O principal intuito é de que o consumidor lembre-se diretamente da sua empresa quando existir a intenção de busca do consumidor por determinado item ou produto.
Esse reforço e consolidação da marca é de suma importância para empresas novas ou que estão há algum tempo no mercado, pois ajuda a agregar mais consumidores e, consequentemente, mais lucro.
Mas,engana-se quem acredita que esse é um processo fácil ou simples: é preciso pensar em todos os pontos, desde a identidade visual, local físico, linha abordada nas redes sociais e até tratamento no estabelecimento.
Para isso, é preciso traçar uma estratégia de marketing bem definida, com vários processos aplicados e, claro, acompanhamento de metas específicas.
Quais são as principais vantagens do branding para restaurantes?
O fortalecimento do branding e criação de uma linha de voz e comunicação de sua marca é um dos adventos que mais têm sido usados por donos de restaurantes e no ramo alimentício.
É preciso aproveitar todo o potencial da internet — muitas vezes gratuito — para conseguir ter mais credibilidade e alcance de sua empresa.
As principais vantagens de investir no branding são:
- Ampliar a visibilidade do público e interessados;
- Fidelizar clientes com o seu produto ou serviço;
- Destacar-se perante a concorrência;
- Ter mais controle do tom de voz divulgado por sua companhia;
- Fortalecimento da confiança do público com o produto vendido;
- Tornar a marca uma referência no nicho de atuação.
Esses são alguns dos pilares que devem ser aplicados para que seu restaurante chegue ao topo e torne-se referência em qualquer que seja o serviço prestado.
Como aplicar branding em restaurantes?
Quer começar a aplicar um branding de qualidade em sua empresa, porém não sabe como começar?
Confira abaixo algumas dicas para iniciar esse processo de construção de marca o quanto antes!
1 - Tenha uma identidade visual única
Quantas marcas você consegue se lembrar apenas por visualizar a logomarca da empresa?
A identidade visual de um negócio deve ser singular e de alto impacto, dessa forma, os já clientes e aqueles que vão se interessar, não vão ter dúvidas sobre o negócio.
Assim, deve-se realizar um bom estudo com a linguagem usada, as cores aplicadas, as imagens que vão representá-la, o mascote que será usado, assim como os símbolos.
A Mastercard é um exemplo de sucesso de marketing bem aplicado, isso porque até sem a presença do nome da empresa, você sabe que se trata dessa bandeira específica de cartões.
É preciso que você encontre um combo que demonstre a personalidade de seu negócio, para que ele seja lembrado e visualizado pelos seus consumidores com facilidade.
2 - Invista em redes sociais
Já não é de hoje que as redes sociais se tornaram uma grande aliada das empresas, principalmente pela maior proximidade com o consumidor ou potencial comprador.
Se você não realiza essa prática em seu negócio, há grandes chances de que sua marca esteja 100% “apagada” para os interessados, portanto, é hora de modificar esse cenário.
Ao criar sua rede de comunicação, seja pelo Instagram, pelo Facebook ou diferentes plataformas, é preciso que você vá além de divulgar o produto ou serviço que está vendendo:
- Aborde temas relacionados ao nicho de atuação;
- Explique como usar o item vendido;
- Comunique os valores da marca;
- Fortaleça o diferencial de sua empresa;
- Divulgue a experiência do cliente.
Tudo isso ajudará e muito a fortalecer o branding de sua empresa, portanto, não perca tempo e encontre a sua linha específica de divulgação para começar hoje mesmo!
3 - App de delivery exclusivo
Uma ação que está sendo adotada por várias companhias é ter um app de delivery próprio!
Grandes marcas como McDonalds e Burguer King já investiram nessa tecnologia, afinal, você incentiva que o comprador adquira os itens de sua marca, reduzindo as taxas e impostos cobrados por demais apps do nicho.
Além disso, você pode também:
- Criar combos de venda;
- Aplicar descontos exclusivos;
- Desenvolver uma identidade visual própria;
- Liberdade para vender como quiser dentro de seu estabelecimento.
Isso também transmite a sua preocupação com o processo de compra do seu cliente, proporcionando a ele a melhor experiência ao usar o app e os benefícios ali inseridos.
4 - Tenha um domínio próprio
Muitas empresas podem achar que ter um site próprio é coisa do passado, porém, essa é uma ferramenta muito útil para aumentar a credibilidade de sua marca e de quem está buscando os serviços prestados.
Lá, você pode divulgar mais sobre:
- Cardápio e serviços oferecidos;
- Contar mais sobre a história da marca;
- Postar depoimentos e opiniões dos clientes;
- Divulgar fotos profissionais dos itens;
- Meios de contato;
- Formulário para fazer pedidos.
E muito mais! No seu ambiente virtual, você pode divulgar e vender seus serviços como e quando quiser, portanto, inclua isso em seu planejamento de branding.
O que você tem feito para fortalecer a imagem de sua marca no meio digital? Comente abaixo e ajude demais empreendedores!
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