3 pilares para seu restaurante chegar ao topo


Se você está pensando em abrir o seu próprio restaurante ou precisa melhorar a performance do seu negócio atual, é preciso ter em mente que o ramo gastronômico é composto por pilares responsáveis pelo seu sucesso.

Quanto mais definidos e claros são estes pilares, mais chances você tem de levar o seu restaurante ao topo, trazendo lucros de uma forma mais estratégica.

São vários os fatores que podem influenciar no sucesso de um negócio, e sabemos muito bem que imprevistos podem acontecer em qualquer momento. 

No entanto, quando você tem um plano estruturado e baseado nos principais pilares de um restaurante, as suas metas serão muito mais realistas e alcançáveis.

São apenas 3 pilares, o que pode parecer bastante simples, porém, vamos entrar nos detalhes de cada um para que você possa segui-los com êxito.

Quais são os 3 pilares para um restaurante de sucesso?

Bom, vamos apresentar a você os 3 pilares, que são:

  • Serviço;
  • Ambiente;
  • Oferta gastronômica.

Parece óbvio, não é mesmo? 

Porém, muitos restaurantes e outros negócios alimentícios acabam dando mais atenção a um pilar do que a outro, ou não os reconhecem de forma mais definida, o que resulta em mais dificuldade para manter o restaurante funcionando.

Para que este não seja um problema no seu restaurante, confira os detalhes de cada pilar.

Primeiro pilar: serviço

Oferecer um atendimento personalizado, manter uma equipe motivada e ter conhecimento total de tudo o que oferece é fundamental para ser um ótimo restaurante, conquistando novos clientes e fidelizando-os.

Personalização

O cliente é único, afinal, cada pessoa é única. Com essa visão, você pode orientar sua equipe a também ver cada um dessa forma: com suas próprias necessidades e gostos.

Para isso, é preciso escutar o que o cliente tem a dizer, analisar, observar, fazer anotações de sugestões e procurar entender o que não está bom, a fim de entregar o que o consumidor deseja. Isso é um atendimento personalizado.

Equipe motivada

Falando na equipe do seu restaurante, é essencial que ela se sinta parte do negócio e motivada a estar fazendo o trabalho que faz. Ninguém desmotivado ou que se sinta desvalorizado vai ter ânimo para prestar um serviço de excelência.

Ofereça treinamentos, oportunidades de crescimento e converse constantemente com seus funcionários sobre o que pode melhorar e elogiar o que tem sido feito.

garçonete feliz e motivada no trabalho atendendo clientes

Conhecimento

Parece fácil, mas conhecer todos os pratos, como são feitos, de onde vêm os ingredientes, detalhes especiais de cada um é essencial para você e para os seus funcionários. 

Dessa forma, você e sua equipe estarão prontos para responder dúvidas e também para conseguir oferecer aquilo que fique o mais próximo ou exatamente como o cliente deseja. Isso porque o conhecimento tem ligação direta com a personalização do atendimento.

Segundo pilar: ambiente

Esse pilar diz respeito ao conforto que o cliente sente ao estar no seu restaurante, e também sobre serviços extras que complementam esse conforto e o quão autêntico o seu ambiente é. As pessoas costumam querer voltar em locais com ambientes diferenciados.

Conforto

Coloque-se no lugar do seu cliente e se pergunte: o quão confortável o seu restaurante é? O espaço entre as mesas é suficiente? Você oferece um banheiro completo e higienizado? Estacionamento? Um espaço kids para as crianças? Um local de espera confortável para dias movimentados? 

Pense em tudo que você pode oferecer para deixar seu consumidor confortável, bem atendido e com vontade de voltar.

Serviços extras

Agradar os clientes nunca é indispensável. Pense nos cinco sentidos do seu cliente:

  • Visão: televisão para acompanhar jogos esportivos, obras de arte para serem apreciadas ou um ambiente externo que atrai o consumidor ainda antes que entre no restaurante;
  • Audição: música ao vivo, música ambiente agradável, sem barulhos altos demais ou mesas tão próximas a ponto de se ouvir a conversa de outros clientes;
  • Paladar: aí é por conta dos pratos e não se trata de um serviço extra, mas você pode sempre buscar inovar, inclusive nos sabores que oferece;
  • Tato: utensílios fáceis de manusear, guardanapos com desenhos em relevo, conferindo sofisticação; ou embalagens, se existirem, práticas de abrir;
  • Olfato: seus pratos cumprem parte desse papel, mas seu ambiente pode ter algum aroma específico e seu banheiro pode ter um cheiro “de lavanda”.

Autenticidade

As pessoas pensam no seu ambiente e conseguem associá-lo a um lugar único, para o qual gostam de voltar porque existe uma decoração que só você tem?

Pense nos pequenos detalhes que podem trazer grandes resultados. Não deixe a decoração do seu restaurante em segundo plano, pois ela tem um grande peso na percepção do seu cliente.

decoração moderna e autêntica de um restaurante

Terceiro pilar: oferta gastronômica

Finalizando com o terceiro pilar, podemos considerá-lo o mais importante para o sucesso do seu restaurante. 

Afinal, sem qualidade para os seus clientes, rentabilidade para o negócio e diferenciais que atraem e conquistam mais clientes, não é possível manter um restaurante.

Qualidade

O alimento que chega na mesa do consumidor precisa ter qualidade e ser bem preparado, seguindo normas de cozinha e utilizando os melhores produtos do mercado.

Diferenciais

Por mais que seja mais econômico manter os mesmos pratos no cardápio, é importante nunca deixar de inovar, buscando oferecer diferenciais que tanto seguem tendências da gastronomia quanto atraem novos clientes ao seu restaurante.

Rentabilidade

Sabemos que oferecer os melhores pratos pode exigir insumos e profissionais caros. Uma boa estratégia é observar quais pratos são mais vendidos dependendo do dia e horário, para ajustar o cardápio de acordo com a demanda, evitando desperdício de alimentos.

Outra dica muito boa é contar com a Maria Maria Soluções em Food Service para oferecer pratos doces e salgados que já chegam no seu restaurante pronto para ser consumido ou congelados, otimizando também a organização do seu estoque!


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