Por que atualizar o cardápio do seu restaurante?


Muitos restaurantes acabam deixando a atualização do cardápio de lado, esquecendo ou ignorando que essa é a principal ferramenta de vendas dentro do estabelecimento.

Porém, para ser melhor aproveitado, é muito importante atualizá-lo frequentemente. Isso demonstra ao cliente que, além de acompanhar as tendências do mercado, o restaurante tem o cuidado e a preocupação em entregar o melhor menu possível.

Por isso, a Maria Maria Soluções em Food Service preparou este artigo para ajudar você a atualizar o cardápio do seu restaurante. Continue lendo e saiba mais sobre essa melhoria.

A importância da atualização do cardápio do restaurante

De modo geral, o cardápio precisa ser atualizado toda vez que o menu atual não estiver acompanhando as necessidades dos clientes, ou causando prejuízos no estoque.

Quando for analisar o cardápio, leve em consideração:

  • Bebidas e sobremesas mais pedidas;
  • Refeições mais vendidas;
  • Média de preços.

Tendo essa base, será possível fazer um levantamento completo e entender o que realmente precisa ser atualizado no cardápio.

Com qual frequência a atualização do cardápio deve ser feita?

homem atualizando o cardápio do restaurante pelo computador

O ideal é conferir no mínimo semanalmente, para estar sempre alinhado com a real disponibilidade do seu restaurante, evitando aquelas situações em que o cliente pede algo do cardápio e, quando o garçom precisa informá-lo que está em falta, uma situação desagradável é gerada.

Esse tipo de incômodo pode ser relevado por alguns clientes, mas para outros, pode ser um grande motivo para não voltar mais ao seu restaurante.

Quando inserir novos produtos?

Geralmente, os consumidores procuram restaurantes que correspondam à vontade do tipo de comida que eles desejam. Por exemplo, um cliente que está em busca de um lugar para comer comida japonesa, já espera que o restaurante ofereça pratos atualizados, de acordo com o que está sendo oferecido em outros lugares.

Portanto, acompanhar a mudança nas preferências dos consumidores é o primeiro passo para atualizar as opções de pratos com novos produtos.

Ainda, se você ou o seu chef de cozinha pretende inovar e criar um prato novo, antes de adicionar ao cardápio, vá testando a aceitabilidade com os clientes. Treine sua equipe de garçons para que eles ofereçam o novo prato na hora de entregar o menu. Além disso, divulgue a novidade nas redes sociais, e caso o prato seja bem aceito, adicione-o ao cardápio.

garçonete fazendo sugestões do cardápio para os clientes

E quando excluir um item do cardápio?

Muitas vezes será uma escolha fácil. Confira quais pratos têm menos saída e causam prejuízo por conter todos os ingredientes em estoque sem gerar lucro para o restaurante.

Faça um diagnóstico completo do estoque: quais pratos são mais pedidos, quais são menos pedidos e os seus valores. Isso porque, nem sempre, o prato mais pedido é o que gera mais lucro, visto que pode valer a pena manter no cardápio um prato que não é pedido com tanta frequência, mas vale a pena mantê-lo pelo valor.

Seja incluindo ou excluindo, lembre-se de sempre atualizar as mudanças no cardápio.

Considere utilizar um cardápio digital

Já não é mais novidade que vários estabelecimentos utilizam o cardápio digital, geralmente através do QR Code. Essa é uma opção que ajuda bastante quando é necessário atualizar o menu do seu restaurante.

Você pode manter o cardápio impresso para distribuir aos clientes que preferem ou precisam do cardápio físico, e deixar nas mesas o código do QR Code para acessar o cardápio.

cliente olhando o cardápio digital do restaurante

Se optar apenas pelo cardápio digital, é interessante disponibilizar Wi-Fi aos clientes, pois nem todos têm acesso à internet, ou pode haver falhas de rede das operadoras. 

Um aspecto que facilita o planejamento do restaurante com cardápio digital é o controle de vendas automático. Assim que o pedido é feito, já é computado em um sistema ou planilha de ganhos do dia.

Com isso, essa facilidade ajuda também a decidir quais pratos devem ser mantidos ou excluídos do cardápio, de acordo com o que é mais pedido ou vantajoso para o estabelecimento.

Benefícios do cardápio digital

Com essa ferramenta, atualizar o cardápio do seu restaurante fica muito mais prático. Você pode acrescentar, editar, excluir, inserir descrições, imagens, criar combinações de pratos, bebidas e sobremesas sugeridas com muita facilidade e agilidade.

Normalmente, nas ferramentas de cardápio digital, todas essas opções e várias outras ficam disponíveis de forma bastante intuitiva.

Os consumidores que apreciam os meios tecnológicos com certeza irão adorar navegar pelo seu cardápio digital para escolher seu prato.

Mantenha-se sempre atualizado

A nossa dica final é essa. Claro que, em muitos casos, manter os pratos tradicionais é uma ótima escolha, principalmente quando existe uma boa demanda por parte dos clientes.

No entanto, busque sempre estar atualizado com as tendências do mercado e as expectativas do consumidor. Assim, além de conquistar novos clientes, com certeza irá fidelizar ainda mais a clientela.

A Maria Maria Soluções em Food Service oferece uma grande variedade de opções de pratos doces e salgados para você adicionar em seu cardápio e conquistar ainda mais os seus clientes com produtos de qualidade e muito saborosos!

Entre em contato conosco e atualize o cardápio do seu restaurante.


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