TikTok para restaurante: dicas e estratégias de marketing


O TikTok chegou no Brasil em 2018, e no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, se popularizou entre a população e consolidou o seu sucesso.

Consumindo os vídeos curtos da plataforma, que vão desde humor, esquetes, ensino e tutoriais, até vídeos de produtos, reviews e indicações de restaurantes, a Cuponation aponta que 45,7% da população brasileira, com mais de 18 anos, utiliza o TikTok com frequência.

Se você está em dúvida se deve ou não pensar em estratégias de marketing para a plataforma, considere a quantidade de pessoas que você pode impactar com anúncios pagos e criação de conteúdos orgânicos no TikTok.

Tendo isso em mente, confira as nossas dicas para criar estratégias de marketing para o seu restaurante ficar ainda mais conhecido!

Quais os benefícios do TikTok para restaurantes?

O TikTok é uma rede social mais leve e descontraída quando comparada com qualquer outra. Por esse motivo que produções amadoras de vídeos ganham destaque, mas existe igual espaço para conteúdos desenvolvidos de forma profissional, com câmeras de alta qualidade e maior preocupação em relação à cor, áudio e imagem.

Ainda, o TikTok permite que toda e qualquer pessoa transmita ou assista conteúdos que condizem com os interesses pessoais ou profissionais do usuário. Com isso, as marcas conseguem se aproximar apenas de quem quer consumir o que elas têm para oferecer, criando uma transmissão mais estratégica.

Outro benefício é que você não precisa pagar a plataforma para conseguir transmitir conteúdos específicos a um determinado público-alvo, mas você pode experimentar ativar o TikTok Pro Account e conhecer suas funcionalidades, para então constatar se essa alternativa será útil para o perfil do seu restaurante.

profissionais de marketing produzindo conteúdo para TikTok do restaurante

O que você precisa saber antes de criar uma conta no TikTok para o seu restaurante

Para conseguir promover o seu restaurante no TikTok, você precisa ter em mente alguns detalhes da plataforma.

Por exemplo, o aplicativo do TikTok se configura por ser uma das redes sociais mais fáceis de se viralizar, porque os conteúdos gerados para a plataforma são vídeos curtos e de fácil consumo, sendo quase instantâneas as visualizações.

Confira alguns pontos importantes de serem ressaltados:

  • Como dissemos anteriormente, o TikTok é um app de criação de conteúdo que prioriza o algoritmo de pesquisa do usuário e não o nível de influência e seguidores do perfil que está postando;
  • O público do TikTok é majoritariamente jovem, de 13 a 23 anos. Sendo assim, para começar a publicar é importante estar antenado nos memes, músicas viralizadas do momento e nos trending topics da internet;
  • Para isso, conheça seu público! Antes de começar a produzir vídeos para o aplicativo, é crucial que você saiba quem é o público-alvo do seu restaurante. Desse modo, você saberá o que postar para agradar seu público, quais os tipos de trends combinam com o perfil e consequentemente, atrair clientes novos;
  • Os usuários do TikTok estão ali para consumir conteúdo. Então simplesmente postar o seu cardápio não trará resultados. Você deve produzir conteúdo de entretenimento para atrair seguidores. Os clientes que virão serão consequência do sucesso do seu perfil entre os usuários;
  • Use hashtags do seu nicho, como por exemplo #food #comida #veganfood, entre outras. Pode usar tanto em inglês, quanto em português;
  • Tenha referências de sucesso dentro do seu nicho do aplicativo, siga os perfis de outros restaurantes e negócios do segmento.

Estratégias de marketing no TikTok para o seu restaurante 

Se possível, é importante que você contrate uma equipe profissional ou um encarregado responsável pelo marketing do seu negócio. 

Afinal, caso você não seja usuário da plataforma e não acompanhe as tendências, o perfil do seu restaurante pode não obter os resultados desejados, pois a qualidade do conteúdo produzido é crucial para o sucesso do seu negócio na plataforma.

Confira algumas ideias de estratégias de marketing para o seu restaurante no TikTok:

  • Produza vídeos com os bastidores do seu restaurante, como cozinha e atendimento;
  • Apresente curiosidades sobre o nicho do seu negócio ou sobre sua marcas;
  • Mostre a preparação de algum prato com uma apresentação apetitosa;
  • Exponha o passo a passo de receitas com cortes dinâmicos e edição;
  • Crie ou reproduza um desafio por meio do uso de hashtags;
  • Apresente a sua equipe de trabalho e atendimento;
  • Faça um tour pelo restaurante e mostre os detalhes do ambiente.

Essas são apenas algumas das várias ideias estratégicas para o seu restaurante no TikTok. Um dos maiores benefícios da plataforma é que a criatividade não tem fim!

foto dos bastidores da cozinha de um restaurante, um exemplo do que pode ser postado no perfil do restaurante no TikTok

Como diferenciar o seu restaurante dos perfis concorrentes do TikTok?

É importante seguir outros perfis para inspiração, descobrir novas trends e observar como o público responde aos conteúdos. 

Caso você não tenha tempo de fazer esse estudo e a criação de conteúdos únicos para o seu restaurante, contrate um profissional de marketing digital para ficar responsável pelas redes sociais do seu restaurante.

Uma das melhores formas de encontrar conteúdo exclusivo para o seu restaurante é avaliar cada detalhe (pratos exclusivos, decoração do ambiente, promoções especiais, entre outros) e verificar quais podem ser repassados como diferenciais para o público na plataforma.

É fundamental, também, buscar a melhor maneira e o formato mais divertido, original e inteligente de se fazer a gravação e a edição de cada vídeo.

Tenha em mente:

  • Vídeos sobre o cotidiano do estabelecimento funcionam bem e, quando mostram algum diferencial, funcionam melhor ainda;
  • Depoimentos divertidos e interessantes dos colaboradores podem ser uma ótima alternativa; 
  • Tipos de entradas, passo a passo de receitas ou montagem dos pratos são conteúdos que captam detalhes bastante atrativos ao consumidor.

Quando o perfil do seu restaurante estiver com vários seguidores, uma ideia original é criar um desafio próprio para o seu negócio, com uma hashtag própria também. 

Por fim, podemos considerar o TikTok como uma ótima opção para promover o seu restaurante, não é mesmo?

Aproveite que a rede social está em alta e crie uma conta para o seu restaurante!


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